A FGV Energia planeja e realiza Conferências, Seminários, Congressos e Discussões Temáticas, individualmente ou em parceria com outras unidades da FGV e/ou renomadas entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

FGV Energia realizará debate de lançamento do Caderno de Carros Elétricos

24 mai

FGV Energia realizará no dia 24 de maio de 2017, no edifício sede da FGV, no Rio de Janeiro, o debate de lançamento do Caderno de Carros Elétricos, com o objetivo de promover a discussão sobre como a inserção destes pode alterar o mercado energético, automobilístico e ambiental brasileiro.

Preocupações com as mudanças climáticas e o aquecimento global resultaram na recente formulação e adoção do Acordo de Paris por grande parte dos países do mundo, inclusive os maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE) mundiais – EUA e China. A mensagem que o Acordo de Paris transmite é que o mundo está disposto a transformar sua maneira de gerar e consumir energia e, neste sentido, descarbonizar o setor de transportes é uma peça fundamental para se atingir esse objetivo.

Dessa forma, dada a importância deste setor para o alcance de uma economia de baixa emissão de carbono, o Caderno FGV Energia - Carros Elétricos fará uma reflexão sobre o importante papel destes veículos na transição energética mundial, além de discutir sua inserção no mercado de energia brasileiro, congregando opiniões de diversos agentes ligados ao tema com o objetivo de mapear desafios e oportunidades para o desenvolvimento desta indústria no Brasil. O Caderno analisa o desenvolvimento dos Carros Elétricos no mundo, considerando seus impactos sobre os setores energético, ambiental e automotivo, sobre o mercado e as tecnologias relacionadas, a fim de contribuir para sua maior inserção no Brasil. Adicionalmente, percebe-se aí um particular e interessante modelo de negócios para toda a cadeia do carro elétrico, mas ainda a ser definido para o país.

Durante o evento de lançamento do Caderno FGV Energia - Carros Elétricos, além da apresentação da publicação, especialistas ligados aos setores relacionados ao desenvolvimento dos carros elétricos debaterão os desafios e oportunidades da sua inserção no país.

 

O evento contará ainda com a exposição e visitação de um ônibus elétrico a célula de hidrogênio das 11h00 às 13h30 na Sede da FGV, com explicação técnica. 

 

Programação preliminar:

14h - Credenciamento

14h15 - Abertura:

Carlos Quintella – Diretor FGV Energia
Edmundo Abreu – Accentury Strategy

14h30 - Caderno FGV Energia Carros Elétricos: Apresentação

Fernanda Delgado – Pesquisadora FGV Energia
Tatiana Bruce – Pesquisadora FGV Energia

15h - Coffee Break

15h15 - Mesa de Debate – Inserção dos Carros Elétricos no Brasil: Oportunidades e Desafios

Participantes:

// José Mauro Ferreira Coelho – Diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 

// Ricardo Gorini – Diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

// Celso Novais – Diretor do Programa Veículo Elétrico, Itaipu Binacional

// Ângelo Leite – Presidente do Grupo Serttel

// Reive Barros dos Santos – Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

// Bruno Cecchetti – Diretor da Enel Brasil - Apresentação.

// Marco Saltini – Vice-Presidente Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA)

// Claudia do Nascimento Martins – Associada e Membro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

18h - Encerramento