FGV Energia tem participação destacada no maior evento do setor elétrico brasileiro

18 out

A FGV Energia participou do XXIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XXIII SNPTEE). O maior evento do setor elétrico brasileiro, promovido pela Itaipu Binacional, foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, de 18 a 21 de outubro, e contou com mais de 1.700 inscritos de 295 organizações. Na ocasião, a FGV Energia e Itaipu firmaram uma parceria para a realização de um estudo para subsidiar o processo da revisão da tarifa de suprimento de energia elétrica, previsto para 2023.

O acordo de parceria foi firmado em uma reunião realizada no dia 19 de outubro, que contou com a participação do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do diretor técnico executivo, Airton Dipp, e da diretora financeira executiva, Margaret Groff. Além dos estudos sobre a revisão do Tratado Brasil e Paraguai, de 1973, os representantes da FGV Energia foram convidados para participar da "Conferência Internacional: Potencialidades, Oportunidades e Desafios da Integração Elétrica na América do Sul", evento fechado promovido pela Itaipu Binacional em conjunto com a UFRJ, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Durante o seminário, o estande da FGV Energia foi visitado por centenas de pessoas, que puderam conhecer as modalidades de cursos oferecidos pelo FGV In Company para funcionários de empresas do sistema Eletrobras (Cepel, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Itaipu e Furnas), que conta com conteúdo específico para profissionais que atuam na área de energia elétrica. Atualmente, a parceria da FGV com a Universidade Corporativa da Eletrobras (Unise) conta com seis turmas nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

A participação no XXIII SNPTEE proporcionou ainda um acordo de parceria entre a FGV Energia e a Santo Antônio Energia (SAESA). Três pesquisadores da FGV visitarão a Usina Hidrelétrica, localizada a sete quilômetros de Porto Velho (Rondônia) para desenvolver um estudo técnico sobre o sistema de reposição de vazão.

A 23ª edição do evento foi considerada pela organização como a maior já realizada. O seminário dividiu-se em 16 grupos de estudo que somaram 576 trabalhos técnicos sobre as mais diversas áreas do setor elétrico. O SNPTEE serve como base para a difusão de novas tecnologias, divulgação de experiências bem sucedidas, discussão sobre problemas enfrentados pelo setor, além de contribuir para o relacionamento entre técnicos de empresas governamentais, privadas, fornecedores, universidades e centros de pesquisa.