A FGV Energia planeja e realiza Conferências, Seminários, Congressos e Discussões Temáticas, individualmente ou em parceria com outras unidades da FGV e/ou renomadas entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

Seminário de Otimização e Estatística aplicados ao Setor Elétrico Brasileiro

De 11 jan até 18 jan

Seminário de Otimização e Estatística aplicados ao Setor Elétrico Brasileiro.

O Setor Elétrico Brasileiro é rico em problemas cujo o trato matemático é mandatório. Tais problemas vão desde questões relativas às previsões das afluências dos rios, decisões de despacho das usinas, estratégias de comercialização, previsão de carga, representação do comportamento dos ventos dentre muitos outros. Para lidar com estes desafios, modelos de otimização e estatística são tradicionalmente empregados em diversas etapas do planejamento e operação do SEB. Aproximar academia e indústria é de fundamental importância para o desenvolvimento de modelos cada vez mais sofisticados e eficazes. Além disso, propiciar um ambiente onde diversos pesquisadores possam compartilhar seus conhecimentos de modo a alavancar as pesquisas do setor energético é igualmente importante. Dessa forma, o objetivo desse seminário é estimular o amplo debate sobre modelos e metodologias aplicados ao setor, reunindo pesquisadores e suas contribuições para os diversos desafios existentes no Brasil.

 

Dia 11 – Otimização

// 13h - 14h: André Marcato (UFJF) - Planejamento da operação de sistemas elétricos no Brasil

// 14h - 15h: Ivo Silva Jr. (UFJF) - Otimização bioinspirada com aplicação no setor elétrico (sazonalização da energia assegurada e modelos chuva-vazão) - Apresentação.

// 15h - 15h30: Coffee Break

// 15h30 - 16h: Larissa Resende (FGV Energia) - Armazenamento de gás natural no Brasil: abordagem de otimização dinâmica dual estocástica da cadeia de suprimento - Apresentação.

// 16h - 16h30: André Lawson (FGV Energia) - Planejamento da operação: impacto da programação dinâmica dual estocástica tipo hazard-decision - Apresentação.

// 16h30 - 17h: Alexandre Street (PUC -Rio) - Ofertas vs custos auditados e o custo da inconsistência entre modelos e realidade operativa: impactos na geração, preços e expansão - Apresentação.

 

Dia 18 – Estatística

// 13h - 13h30: Reinaldo Castro Souza e Fernando Cyrino (PUC-Rio) – Avanços na modelagem estocástica do despacho hidro-termo-eólico brasileiro.

// 13h30 - 14h: Yasmin Cyrillo e Reinaldo Castro Souza (PUC-Rio) - Avaliação do modelo PVARm interconfigurações para geração de cenários no planejamento da operação de médio prazo.

// 14h - 14h30: Hugo Baldioti e Reinaldo Castro Souza (PUC-Rio) – Método MCMC aplicado à simulação de resíduos do modelo PAR(p).

// 14h30 - 15h: Ana Paula Delfino e Fernando Cyrino (PUC-Rio) - Previsão de vazões usando modelos híbridos e puros de machine learning.

// 15h - 15h30: Coffee Break

// 15h30 - 16h: Paula Maçaira e Fernando Cyrino (PUC-Rio) - Modelos de séries temporais e simulação estocástica para geração de cenários de vazão com incorporação de variáveis climáticas para o planejamento do setor elétrico brasileiro.

// 16h - 16h30: Guilherme Pereira (FGV Energia) – Uma nova abordagem de cópulas vine para a simulação de cenários de vazões.

// 16h30 - 17h: Alessandro Soares (PSR) - Geração de cenários de energia renovável correlacionados com hidrologia: uma abordagem bayesiana multivariada

 

Inscreva-se no link: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3631&P_IDIOMA=0