Eficiência energética é tema de estudo de pesquisadora da FGV Energia no Banco Mundial em Washington

Pesquisadora da FGV Energia, Patricia Vargas está trabalhando no Banco Mundial em Washington, nos EUA, fazendo pesquisa sobre eficiência energética. Ela se juntou ao Programa de Assistência de Gestão do Setor Energético (ESMAP) e ficará durante três meses auxiliando na atualização da ferramenta de análise do uso de energia em cidades – Tool for Rapid Assessment of City Energy - TRACE. 

A nova versão da ferramenta será desenvolvida a partir da atualização dos dados de benchmark para mais de 50 indicadores relacionados ao consumo de energia em diferentes setores, como o de resíduos sólidos, transporte e iluminação. Além disso, serão incluídos novos setores e avaliadas quais as iniciativas mais avançadas e viáveis, em termos de melhorias de eficiência energética, que podem ser recomendadas e implementadas em nível municipal.

A ferramenta TRACE funciona como apoio à tomada de decisão ao identificar os setores com baixa performance e priorizar os setores e ações com maior potencial de economia de energia. Ela já foi utilizada em várias cidades pequenas como Kamianets-Podilskyi, medianas como Sarajevo, bem como em grandes cidades como o Rio de Janeiro.

Patricia Vargas juntou-se ao Programa de Assistência de Gestão do Setor Energético (ESMAP) e ficará durante três meses auxiliando na atualização da ferramenta de análise do uso de energia em cidades – Tool for Rapid Assessment of City Energy - TRACE.