FGV Energia e Itaipu Binacional firmam parceria para pesquisas na área energética

A Itaipu Binacional firmou uma parceria com a FGV Energia, Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas, na última quinta-feira (26), para contribuir na promoção de pesquisas para desenvolvimento do setor energético, que poderão servir à própria binacional e a outras empresas do setor. 

O acordo foi assinado pelo vice-presidente da Fundação Getulio Vargas, Sergio Quintella; por Carlos Otavio Quintella, diretor-executivo da FGV Energia; por Luiz Roberto Bezerra, coordenador de relação institucional da FGV Energia; e pelos diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai).

Pelo acordo, Itaipu passa a integrar a lista de mantenedores fundadores da FGV Energia, ao lado de Furnas. A vigência mínima do instrumento é de cinco anos. “Sinto-me gratificado quando vejo a cooperação de Itaipu pela importância desta empresa para o cenário brasileiro”, disse Sergio Quintella, que nos anos de 1970 presidiu a principal projetista responsável pelo projeto da usina de Itaipu, a International Engineering Company Inc. (Ieco).

Segundo o vice-presidente, os estudos que serão feitos a partir de agora, com esta parceria com a Itaipu, poderão contribuir ainda mais para o país encontrar uma nova matriz energética, segura e viável. “Itaipu tem uma história de engenharia bem-sucedida e terá participação importante nesse processo."

O acordo celebrado nesta quinta estabelece uma via de mão dupla: o mantenedor contribui para o desenvolvimento da pesquisa e, em contrapartida, tem de volta o resultado destes estudos para subsidiá-lo, por exemplo, em seus processos decisórios.  O instrumento firmado garante à Itaipu acesso aos estudos, publicações, previsões e análises do mercado de energia e seus indicativos produzidos pela instituição, com sede no Rio de Janeiro.

A binacional terá direito a uma vaga no Conselho de Mantenedores da FGV Energia, para o qual poderá recomendar temas para estudos e pesquisas. A participação de Itaipu em eventos como palestras e congressos promovidos pela instituição estará assegurada, assim como a vinculação da marca aos materiais produzidos pela FGV Energia.