Ônibus Híbrido desperta curiosidade e admiração

Ônibus Híbrido e carro elétrico de FURNAS em frente ao prédio da FGV despertam curiosidade das pessoas
No interior do ônibus, visitantes escutam e fazem perguntas ao engenheiro elétrico da Coppe sobre equipamentos

O Ônibus Híbrido – Hidrogênio com tração elétrica, desenvolvido pela Coppe/UFRJ, em parceria com FURNAS e estacionado em frente a Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, ontem (24/5) foi foco de atração de quem passava em frente  a FGV. Curiosos, adultos e crianças pediam para conhecer o ônibus e ouviam as explicações do engenheiro elétrico e doutor pela Coppe, Edvaldo Carrero.

A mestranda de Direito da Regulação da FGV, Daniela Giacobb foi uma das mais entusiasmadas visitantes do ônibus e fez questão de tirar fotos com seu celular. "É uma iniciativa maravilhosa, confortável, silencioso e energia limpa".

O superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da FGV Energia, Luiz Roberto Bezerra, fez questão de convidar passantes curiosos a conhecer o ônibus internamente. "Imagina as pessoas poderem usar um veículo sem ruído nenhum".  

A exposição do ônibus fez parte do evento de Lançamento do Caderno "Carros Elétricos", no auditório da FGV. Segundo Felipe Gonçalves, superintendente de Pesquisa da FGV Energia, a publicação vem atender ao acordo de Paris (assinado em 2016) sobre a redução de emissões de carbono. "O termo do acordo é descarbonizar o setor de transporte e reduzir em 18% as emissões de carbono até 2030", explica.  Ainda segundo Gonçalves, a transição para carros e ônibus elétricos é uma consequência natural e uma grande oportunidade de negócio.

 

Fonte: Furnas