Seminário do MME debate petróleo e gás em reservatórios de baixa permeabilidade

Foi realizado em Brasília, em 28/11/2017, no auditório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em Brasília, o “Seminário sobre Recursos Petrolíferos de Baixa Permeabilidade no Brasil”, organizado pelo MME. A FGV Energia esteve presente juntamente com participantes de diferentes instituições governamentais e empresas, incluindo representantes da indústria, do Ministério Público Federal e de entidades ligadas ao meio ambiente.

O objetivo da discussão foi a desmistificação da produção de gás natural por estimulação hidráulica, entendendo que a indústria nacional é grande consumidora de gás, e por tal justifica boa parte do investimento em toda a cadeia, capaz de gerar externalidades extremamente positivas como emprego e renda. Adicionalmente a oferta abundante e competitiva de gás natural viabiliza novos investimentos, geração de emprego, desenvolvimento de áreas com baixa atividade econômica além de geração de impostos. Dessa forma, uma oferta futura abundante e competitiva de gás natural interferirá diretamente na capacidade de competir no mercado nacional e internacional.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Sr. Márcio Félix, e pelo Diretor-Geral da ANP, Sr. Décio Oddone, que abordaram os aspectos relevantes dos recursos não convencionais, que vão desde o desenvolvimento regional e tecnológico à segurança energética e ambiental. O principal painel técnico esteve a cargo do Professor Thomas Murphy, Diretor do Marcellus Center for Outreach and Research – MCOR, que destacou a importância do envolvimento dos stakeholders, incluindo a sociedade, e a relevância de se avaliar os benefícios e os riscos associados à atividade. Dentre os principais benefícios foram destacados: a crescente demanda de energia, as recompensas econômicas, o desenvolvimento comercial e industrial associado à atividade, assim como as notórias vantagens de geração de emprego e arrecadação fiscal para o Estado.

Os demais expositores Sr. Orlando Velandia, Presidente da Agencia Nacional de Hidrocarburos – ANH, da Colômbia; e, Sr. Miguel Moyano, Diretor de Exploração e Produção da Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da América Latina e do Caribe – ARPEL, que falou sobre o potencial e a atividade na América Latina, Marcelo Mafra da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP e Rodrigo Garcia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Após as exposições, seguiu-se um profícuo debate a respeito da atividade entre os expositores e a audiência.