FGV ENERGIA

Presidente do Conselho Consultivo


Presidente

Sergio F. Quintella é Engenheiro, Economista e Engenheiro Econômico, mestre em Administração de Empresas pela IPSOA, na Itália, MBA lato sensu em Administração de Empresas (Advanced Management Program) pela Harvard Business School, possui Curso de Extensão em Finanças Públicas cursado na Pensylvania State University – Philadelphia e participou do Programa de Cooperação Técnica da Agência para o Desenvolvimento Internacional do Governo dos Estados Unidos da América.

No mercado de trabalho atuou como membro do Conselho de Administração da PETROBRAS (2009-2015), Presidente da Internacional de Engenharia (1979-1990), responsável juntamente com a International Engineering Co (USA) pelo projeto de engenharia de Itaipu, Presidente da Companhia do Jarí (1982-1983), Vice-Diretor Presidente da Montreal Engenharia (1965-1991), membro do Conselho de Administração da CAEMI (1979-1983), membro do Conselho de Administração da Sulzer (1976-1979), membro do Conselho de Administração de Refrescos do Brasil S.A (1980-1985), membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio desde 1990 e membro do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações (OI) – (2011-2016).

Suas atividades públicas incluem: membro do Conselho Monetário Nacional (1985‑1990), membro do Conselho de Administração do BNDES ‑ Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1975‑1980), Presidente da ABNT ‑ Associação Brasileira de Normas Técnicas (1975‑1977) e Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (1993‑2005).

Atualmente é Vice‑Presidente da Fundação Getulio Vargas desde 2005, membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, desde 1978, membro do Conselho Diretor do Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE, desde 1991, membro da Academia nacional de Engenharia e Professor Regente de Cátedra da UERJ – (1964 – 1969).

Secretário do Conselho Consultivo


Secretário do Conselho Consultivo

Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC/Rio, especialista em Engenharia de Sistemas Elétricos, EFEI e Engenheiro Eletricista pela PUC/RS, com 37 anos de experiência no mercado de trabalho. Foi Ministro de Estado de Minas e Energia em 2010 e Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia - MME nos períodos de 2008 - 2009 e 2011 - 2015. Também ocupou o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME no período de 2005 - 2007.

Marcio Zimmermann foi Presidente do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE e Presidente do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE. Também foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética – EPE no período de 2006 – 2008 e membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS nos períodos 2001 – 2002 e 2008 – 2010.

No Sistema Eletrobras, foi Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras no período 2008 – 2015, de Furnas em 2011, da Eletrosul em 2002 e do Cepel no período 2001 - 2002. Na Eletrosul, foi Diretor de Produção e Comercialização de Energia em 1997 e foi Diretor Técnico em 1999 e Presidente em 2015 e no período 2016 – 2017. Foi Diretor de Engenharia da Eletrobras no período 2001 – 2002 e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Cepel no período 2001 – 2002.

No Sistema Petrobras, foi membro do Conselho de Administração da Petrobras e a BR Distribuidora no período de 2010 – 2015.

Além disso, recebeu as seguintes condecorações: Ordem do Mérito da Defesa – Grau: Grã-Cruz – 2010, Ordem do Rio Branco – Grau: Grande Oficial – 2009, Ordem do Mérito Naval – Grau: Grande Oficial – 2010, Ordem do Mérito Militar – Grau: Comendador – 2012, Medalha da Vitória do Ministério da Defesa – 2011 e Medalha do Mérito Tamandaré – 2011.

Membros do Conselho Consultivo


Membro do Conselho Consultivo

Altino Ventura Filho é Engenheiro Eletricista formado pela EE/UFPE-Escola de Engenharia/Universidade Federal de Pernambuco, em 1965. No período 1963/1965, quando estudante de engenharia, cursou Física e Energia Nuclear no Centro de Energia Nuclear da UFPE. Na EE/UFPE foi Professor durante cinco anos, participando do Ensino da Cadeira de Medidas Elétricas e Magnéticas e da Cadeira de Circuitos Elétrico e Eletromagnetismo. Participou de diversos cursos no Brasil e no Exterior (Japão e França) sobre energia e publicou diversos artigos técnicos em seminários, “workshops” e revistas técnicas. Ministrou palestras, no Brasil e no Exterior, em cursos e fóruns de debate sobre energia, inclusive no Congresso Nacional.  

Como Engenheiro, iniciou suas atividades no planejamento do sistema elétrico do nordeste do Brasil, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Ingressou na ELETROBRÁS, em 1972, tendo sido Engenheiro/Chefe da Divisão de Planejamento da Geração, do Departamento de Geração e do Departamento de Estudos Energéticos. Durante cinco anos, foi Assistente da Diretoria e Secretário Executivo do GCPS-Grupo Coordenador de Planejamento dos Sistemas Elétricos, Grupo responsável pelo planejamento do sistema elétrico/energético nacional. Foi Coordenador Técnico Internacional do Subcomitê de Planejamento de Sistemas Elétricos da CIER-Comissão de Integração Elétrica Regional. Representou o Brasil e a ELETROBRAS no Grupo Internacional de Planejamento de Programas de Geração Nuclear dos Países em Desenvolvimento da AIEA-Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, em Viena, Áustria.


Membro do Conselho Consultivo

Com mais de 30 anos de experiência na indústria de óleo e gás, André Araujo se tornou presidente da Shell Brasil em 2010, período em que a companhia registrou seu maior crescimento em mais de 100 anos de operação contínua no país. Entre as conquistas mais marcantes sob sua gestão, destacam-se a consolidação da joint venture Raízen, a participação no consórcio do megaprojeto de Libra – primeiro sob o regime de partilha de produção no pré-sal brasileiro – e a recente aprovação da combinação com o BG-Group. Em cargos anteriores, André acumulou experiência em diversas áreas de Negócios, tais como a área Comercial e Relações com o Governo, tendo residido em quatro países diferentes. Nascido no Rio de Janeiro, formado em Engenharia Química pela UFRJ e com MBA pelo IBMEC- São Paulo, André também é conselheiro do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do Instituto Ethos e do Museu do Amanhã (CONMAM, Rio de Janeiro).


Membro do Conselho Consultivo

Carlo Zorzoli é italiano, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Roma e com MBA pela Duke University, Fuqua School of Business. Desde abril/16, Carlo é o Country manager da Enel no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e começou a trabalhar no Grupo em 1996, na área de Distribuição. Já ocupou posições de liderança nas áreas de Desenvolvimento de Projetos no Brasil e Emirados Árabes (2000/2002); Desenvolvimento de Negócios para os Estados Unidos e América Central (2003/2007), e para Ibéria e América Latina (2009/2013), conduzindo a entrada da Enel no México – onde foi Country Manager de 2008 a 2009, por meio da aquisição de usinas hidrelétricas. Também foi responsável por Operação de Manutenção Itália (OyM) da Enel Green Power, de 2013 a 2015. Ocupou o cargo de presidente da Enel Green Power na América Latina entre 2015/16.


Membro do Conselho Consultivo

Ph.D em Economia pela Universidade de Chicago, Diretor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas de 1973 até 1979, Presidente do Banco Central do Brasil de 1980 até 1983 e Presidente da Projeta Consultoria Financeira S/C Ltda. Associada ao NM Rothschild & Sons Limited de 1989 até 1997.

Atualmente é Presidente da Projeta Langoni Consultoria Econômica S/S, consultoria estratégica e análise macroeconômica para cerca de 40 das principais empresas brasileiras, tais como: Brookfield, Norsk Hydro, Pricewaterhouse, White Martins, Visa, Bradesco, SKY e Organizações Globo e Diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas. 


Membro do Conselho Consultivo

David Zylbersztajn é formado em engenharia mecânica pela PUC-Rio e doutor em Economia de Energia pela Universidade de Grenoble (França). Foi diretor geral da ANP, Secretário de Energia do Estado de São Paulo e foi membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Atualmente é professor da Universidade Católica no Rio de Janeiro (PUC-Rio) no Instituto de Energia e sócio sênior da DZ Negócios com Energia.


Membro do Conselho Consultivo

José Luiz Alquéres, 73 anos, é engenheiro civil pela EPUC-RJ turma de 1966, pós graduado em Planejamento Urbano pela OEA (1971) e Planejamento Energético pela Universidade de Chicago (1979). É o Diretor Executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde janeiro de 1999 e Conselheiro da Queiroz Galvão – Exploração e Produção.

Trabalhou na área da engenharia, das finanças e da cultura. Após anos de formação e carreira desempenhou importantes funçōes como presidente da CERJ, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás, Secretário Nacional de Energia, presidente da Eletrobras, Diretor do BNDESPAR, Diretor da Cia. Bozano Simonsen, Presidente da Alstom, Presidente da Light SA, é agora  Editor Chefe da Ediçōes de Janeiro.

Foi Conselheiro de empresas públicas e privadas como CERJ, ELETROBRAS (três vezes) Itaipu Binacioonal, CEMIG (duas vezes), Energias do Brasil (duas vezes), CPFL, CELESC, LIGHT, CHESF, ALCOA, FURNAS, NUCLEBRAS e outras.

Preside o Conselho da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, é vice-presidente da Casa Stefan Zweig e do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Foi Conselheiro da Fundação Nacional Promemória, presidiu a Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional.


Membro do Conselho Consultivo

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Osorio é Mestre em Ciência na Gestão do Desenvolvimento pela American University, em Washington-DC (EUA). Acumula ainda formação executiva em Corporate Social Responsibility, pela Harvard Business School (EUA),  Identifying the Challenges and Building General Management Skills, pelo Insead (França), From Strategy to Execution, Leading in a High Performance Organization, pela Wharton School (EUA), e Leadership in Corporate Counsel, pela Harvard Law School (EUA).

Osorio apresenta vasta experiência nas áreas de Relações Internacionais, Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Direito, Ética & Compliance. Ocupou cargos de direção em grandes empresas nacionais e multinacionais, como AmBev, Diageo, Shell e Raízen, tendo atuado, nessa última, em sua base em Londres. Foi também vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia e membro titular do Conselho de Administração da CPFL Renováveis, mantendo-se como membro do Conselho de Administração do Instituto CPFL.

Ocupa o cargo de diretor-executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Vale desde 2017.


Membro do Conselho Consultivo

Luiz Fernando Leone Vianna é formado em Administração de Empresas e Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui especialização em Energia Hidrelétrica. Além de Diretor-Geral da Itaipu Binacional, mandato 2017-2022, é conselheiro de Administração da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), conselheiro no Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), membro fundador do Fórum das Associações do Setor Elétrico Brasileiro e conselheiro consultivo da FGV Energia.


Membro do Conselho Consultivo

Engenheiro Eletricista, formado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, com curso de especialização em Operação e Manutenção de Grandes Sistemas de Potência na Europa e nos Estados Unidos.

Tem 54 anos de atividades no Setor Elétrico. Atuou como Engenheiro e Diretor de Operação na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Coordenou dentro do Ministério de Minas e Energia (MME) o Sistema de Abastecimento do Departamento Nacional de Combustíveis (SNE/MINFRA). Foi Diretor de Operação e Presidente Interino da Eletrobrás e Presidente da Eletronorte. Atuou como Secretário Executivo do Programa Nacional de Conservação de Energia (PROCEL), Coordenador do Comitê Executivo do Grupo Coordenador para Operação Interligada (GCOI); Presidente do Comitê Executivo do Grupo Técnico Operacional da Região Norte (GTON), além de participar como Coordenador da Operação dos Órgãos CCON, CMO/CADOP e CODI/ABRADEE. Membro Representante do Brasil no Comitê Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRÉ – França); e Coordenador do Comitê de Administração do Sistema Nacional de Transmissão de Energia Elétrica – SINTREL. Foi representante da Eletrobrás no RE - SEB Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro. Participou como Conselheiro de Administração de grandes companhias do Setor Elétrico – Eletrobrás, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Celpe e Saelpa. Foi Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); participando como Membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica – GCE; Membro da Câmara de Gestão do Setor Elétrico – CGSE; e Membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). Foi Vice-presidente e Presidente de organismo internacional na América do Sul, a Comisión de Integración Energética Regional (CIER), e Presidente do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil.


Membro do Conselho Consultivo

Nascido no Rio de Janeiro, formou-se como Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho, em Engenharia Econômica pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e concluiu seu Mestrado em Administração - MBA na Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPEAD. Graduou-se também em Finanças Corporativas em Berkeley – USA. Maurício Bähr é Presidente da ENGIE no Brasil desde 1997. 


Membro do Conselho Consultivo

Pós-graduado em Administração Industrial e Engenharia Economica pela UFRJ e Engenheiro Mecânico. Na direção de empresas prestadoras de serviços e operadoras para o setor de petróleo e gás natural, como HRT Africa, Halliburton, ABB, Vetco Gray, e Hughes WKM, acumulou em mais de 35 anos de experiencia, profundo conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios de exploração & produção, construção e logística de plataformas, projeto, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos submarinos além de start-ups de operações no Brasil, Angola e Namíbia. Foi Diretor da Agencia Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP) no periodo de Junho de 2006 a Junho de 2010, tendo liderado a criação da Coordenadoria de Conteúdo Nacional, liderado os Programas de Redução de queimas de gás, de Melhoria da Medição Fiscal da Produção, das Rodads de Licitação e Sistema Integrado de MovimentaÇção de produtos. Professor convidado pela Brown University (BIARI - Brown International Advanced Research Institutes); e palestrante nas seguintes universidades: Oxford University, MIT -  Massachussetts Institute of Technology, Columbia University, USP - Universidade de São Paulo, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro nas quais ministrou aulas sobre O Papel do Regulador; O Exercício da Regulação da Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil; Energias Fósseis e Renováveis, BRICS em Africa, A Experiencia Brasileira no Conteúdo Nacional, etc.


Membro do Conselho Consultivo

Oziris Silva é Engenheiro Aeronáutico em 1962, pelo ITA de S J dos Campos, SP, pós Graduado em Gasdinâmica no Instituto de Tecnologia da California (CALTECH), nos Estados Unidos, 1966. Foi Professor do ITA em 1963. Liderou o grupo de que promoveu a criação da EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica SA e foi presidente da instituição desde sua criação1970 a 1986 e de 1991 a 1995, quando conduziu o seu período de privatização.

Foi Presidente da PETROBRÁS - Petróleo Brasileiro de 1986 a 1989, Ministro de Estado da Infra-Estrutura 1990 a 1991 e  Presidente da VARIG S.A., de 2000 a 2003. Atualmente é Presidente do Conselho Estratégico do Grupo ÂNIMA  de Educação e Cultura, Vice Presidente do Conselho de Administração do WTC (World Trade Center) de SP e da PELE NOVA Biotecnologia S.A, além de outros cargos em diferentes empresas, Associações de Classe e Institutos profissionais e educacionais. É Reitor do Centro Universitário UNIMONTE (Universidade Monte Serrat), Santos ( SP).

É articulista de vários Jornais e Revistas Especializadas e recebeu várias condecorações nacionais e internacionais.