FGV ENERGIA

Diretoria


Diretor executivo

Doutorando em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ e Mestre em Gestão Empresarial, pela FGV/EBAPE.  Pós-Graduado em Administração de Empresas (MBA-Executivo) pela COPPEAD/UFRJ. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela CEFET/RJ.

Diretor executivo da FGV Energia, Centro de estudo de Energia, ligado a Presidência da FGV.  Professor da Fundação Getúlio Vargas – RJ, foi por 8 anos Coordenador da FGV Projetos em Tecnologia e Finanças / TI e Infraestrutura. Possui larga experiência em gestão Executiva, Coordenação e Direção de empresas de grande e médio porte, atuando como responsável pelas áreas Comercial, Tecnologia e Financeira, com foco na sua integração com as mais diversas áreas de negócios e serviços. Consultoria especializada na implementação de planejamento estratégico e processos visando redução de custos, otimização administrativa e melhoria do nível técnico-educacional das equipes, além do aumento da rentabilidade dos negócios.

Linkedin

Currículo Lattes

Superintendente Comercial


Superintendente Comercial

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Gestão de Marketing pela COPPEAD/UFRJ, e ao longo de 22 anos atuou nas áreas de Comunicação/Marketing e Administração de empresas nacionais e multinacionais. Atualmente cursando MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Superintendente de Ensino e P&D


Superintendente de Ensino e P&D

Doutorando em Sistemas Computacionais da Engenharia Civil e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Engenheiro de Produção com mais de 15 anos de experiência na gestão de operações, otimização de sistemas produtivos e planejamento estratégico organizacional. Após atuação no setor de varejo – onde participou do projeto desenvolvimento do Arranjo Produtivo Sul Fluminense em convênio com o Governo do Estado do RJ – atuou como Engenheiro de Processos do Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS, gerenciando projetos de Business Intelligence e de automação do acompanhamento da integração de usinas e linhas de transmissão ao SIN. Em 2010 se tornou Superintendente da Rede de Conveniadas da FGV, sendo responsável pela gestão da rede cursos de educação executiva e MBA com mais de 1.000 turmas simultâneas e um total de 40.000 alunos. Desde 2014 participa da criação e implantação do Think Tank FGV Energia, Centro de Estudos em Energia da FGV.

Seus interesses de pesquisa incluem: Planejamento Energético Integrado; Economia da Energia; Data Science e Machine Learning aplicados ao Setor Energético.

Currículo Lattes

Superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social


Superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social

Superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da FGV Energia, Centro de Estudo de Energia, ligado à Presidência da FGV, onde atua desde fevereiro de 2014. Mestre em Engenharia Elétrica, pela COPPE/UFRJ. Pós-Graduado pela Universidade Cândido Mendes (MBA em Gestão Empresarial) e pelo IBMEC/RJ (MBA Executivo em Finanças). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ, e ainda doutorado incompleto em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ (créditos concluídos e aprovado no exame de qualificação). Na área acadêmica, atua na orientação de trabalhos de conclusão de curso do MBA em Setor Elétrico da FGV e nos projetos de pesquisa, com foco em energias renováveis complementares, recursos energéticos distribuídos, smart grid, eficiência energética, sustentabilidade, arranjos produtivos locais, economia circular e economia compartilhada. Trabalhou por 35 anos em FURNAS Centrais Elétricas (1979 a 2013), os últimos 5 anos como Chefe de Gabinete da Presidência. Na área técnica, se especializou em qualidade de energia, planejamento elétrico do sistema e capacidade de carga de equipamentos, em particular, transformadores. Atuou ainda como gerente na área comercial, envolvendo questões regulatórias e contratuais. Na área administrativa, participou da implementação de planejamento estratégico e na otimização de processos para aumento da rentabilidade, redução de custos, otimização administrativa e melhoria da produtividade. Na área de governança corporativa, foi membro do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia e membro do Conselho Deliberativo da Fundação Real Grandeza (fundo de pensão dos empregados de FURNAS e da Eletronuclear).

Currículo Lattes

Consultores Especiais


Consultor Sênior em Houston

Possui mais de 33 anos de experiência na indústria de óleo e gás. Ocupou posições executivas e de consultoria tanto na Petrobras quanto na multinacional SBM Offshore, sendo as últimas como Vice-Presidente Sênior de Tecnologia e Diretor de Projetos de FPSOs.

Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Texas e coordena o seu Comitê de Eventos, representa o Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP, coordenando o programa técnico da Offshore Technology Conference - OTC em Houston, e integra o board de projetos da Sociedade Classificadora American Bureau of Shipping - ABS.

Possui mais de 30 publicações e apresentações em Congressos nacionais e internacionais, bem como coordenou a organização de vários congressos da área de Oil and Gas.

Possui ainda certificação em gerenciamento de portfólio de projetos, além de especializações em gerenciamento e administração, em complemento à sua graduação em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas, pela UFRJ, e Engenharia de Petróleo pela Petrobras.

No início de sua carreira, ajudou a estabelecer as regras e normas para utilização de embarcações tipo navio como unidades de produção (FPSOs) junto a sociedades classificadoras e à Administração dos Portos. Foi designado pela Petrobras para ser o Coordenador Executivo do Programa de Excelência Operacional, o qual estabeleceu a estratégia e as diretrizes para a operação e projetos de todas as unidades offshore da Petrobras no Brasil, após o naufrágio da plataforma P-36 em 2001.

Em 2006, foi transferido para os Estados Unidos para a implementação do primeiro projeto de uma FPSO em águas americanas, estabelecendo interface com os agentes governamentais americanos para o estabelecimento das regras e diretrizes para utilização deste tipo de unidade nos EUA.

Em 2005, foi condecorado pela Marinha do Brasil e reconhecido como Engenheiro do Ano pela Society of Petroleum Engineers - SPE do Brasil. Em 2012, recebeu o prêmio como Engenheiro do Ano pela Society of Petroleum Engineers - SPE Internacional, ambos pela sua contribuição para a Indústria de Petróleo do Brasil e mundial.


Consultora - Gás

Mestre em Energia pela USP e Engenharia Ambiental pela Ecole Polytechnique Federale de Lausane, Engenheira Química pela UFBA. É membro do Conselho da Camara de Comércio Brasil-Grã-Bretanha em Londres, diretora na Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura da Federação da Indústria do Estado de S. Paulo e membro do conselho de administração de empresas internacionais nas áreas de infraestrutura, energia e certificação.

 

 


Consultora

Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ, se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras. Fez diversos cursos, além dos relativos a produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, desenvolvimento para Conselho de Administração.

Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras.

Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de exploração e e a de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras. 

Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas a Exploração e Produção. 


Consultor - Biocombustível

Formado em Geologia pela USP, especializou-se em Geologia do Petróleo na Petrobras e obteve o título de Mestre em “Environmental Analysis and Dynamics” pela University of Hull (Inglaterra). Concluiu MBA em Gestão de Negócios pela USP e participou de programas de educação executiva na Amana Key, Insead, Wharton, Harvard, Fundação dom Cabral e London School of Business. Trabalhou por 30 anos na Petrobras, onde ocupou diversas funções gerenciais, destacando-se a Gerência Corporativa de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Área de Exploração & Produção; Gerência de Qualidade e SMS da Área Internacional; e a Gerência de Avaliação do Desempenho Empresarial da Área internacional. Atuou por 6 anos na Petrobras Biocombustível (PBIO), onde veio a ser Diretor de Etanol e de Suprimento Agrícola, participando também dos Conselhos de Administração das empresas Guarani S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A. e Bambuí Bioenergia S.A.


Consultor - Óleo e Gás

Pós-graduado em Administração Industrial e Engenharia Economica pela UFRJ e Engenheiro Mecânico. Na direção de empresas prestadoras de serviços e operadoras para o setor de petróleo e gás natural, como HRT Africa, Halliburton, ABB, Vetco Gray, e Hughes WKM, acumulou em mais de 35 anos de experiencia, profundo conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios de exploração & produção, construção e logística de plataformas, projeto, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos submarinos além de start-ups de operações no Brasil, Angola e Namíbia. Foi Diretor da Agencia Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP) no periodo de Junho de 2006 a Junho de 2010, tendo liderado a criação da Coordenadoria de Conteúdo Nacional, liderado os Programas de Redução de queimas de gás, de Melhoria da Medição Fiscal da Produção, das Rodads de Licitação e Sistema Integrado de MovimentaÇção de produtos. Professor convidado pela Brown University (BIARI - Brown International Advanced Research Institutes); e palestrante nas seguintes universidades: Oxford University, MIT -  Massachussetts Institute of Technology, Columbia University, USP - Universidade de São, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro nas quais ministrou aulas sobre O Papel do Regulador; O Exercício da Regulação da Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil; Energias Fósseis e Renováveis, BRICS em Africa, A Experiencia Brasileira no Conteúdo Nacional, etc.


Consultor - Energia Elétrica

Mestre em Regulação da Indústria da Energia pela Universidade Salvador. Engenheiro Eletricista e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Consultor Sênior da FGV Energia. Membro do corpo de árbitros da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Foi Diretor Presidente da NC Energia. Ocupou gerências técnicas e comerciais na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia– COELBA. Professor visitante da PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNIFACS-BA e POLI-PE. Foi Vice-Presidente e Diretor Técnico da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL. Foi conselheiro da Câmara Americana de Comércio AmCham em Pernambuco. 

Pesquisadores


Pesquisador

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua linha de pesquisa envolve otimização e programação estocástica com aplicações em energia, voltada principalmente para o planejamento e operação do Sistema Elétrico Brasileiro. Além disso, também possui experiência em projetos na indústria de Óleo e Gás.


Pesquisadora

Doutoranda em Ciência Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO). Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), graduada em Engenharia Química com ênfase em processos e graduada em Ciência e Tecnologia ambas graduações pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Estagiou na empresa Furnas Centrais Elétricas S.A no laboratório químico do setor de Gerência do Centro de Ensaios e Suporte à Manutenção (GES.O). Tem experiência com projeto de pesquisa científica na área de tratamento de águas residuárias atuando nos seguintes temas: reatores anaeróbios, redução biológica de sulfato em efluentes ácidos, análise microbiológica, remoção de matéria orgânica, influência dos nutrientes na otimização do tratamento, processos biológicos anaeróbios para produção de bioenergia. Na FGV Energia, pesquisadora nos projetos de P&D de aproveitamento energético de resíduos florestais lenhosos e processos de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos.


Pesquisador

Economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (Métodos de Apoio à Decisão) pela PUC-Rio. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na Universidade Técnica de Munique (TUM), Alemanha. Dentre seus interesses destacam-se: cópulas, séries temporais, modelos não lineares, modelos estatísticos em grandes dimensões, representação de incerteza e econometria. Vem desenvolvendo pesquisas de caráter metodológico e prático com aplicações direcionadas ao Setor Elétrico Brasileiro.

Linkedin

Currículo Lattes


Pesquisador

Foi Pesquisadora Pós-doc do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia, e Energia - LEPABE, no Departamento de Engenharia Química da Universidade do Porto - FEUP, Portugal. Professora do MBA/FGV em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico. Foi pesquisadora Pós-doc no Centro de Economia Energética e Ambiental - CENERGIA do Programa de Planejamento Energético - PPE/COPPE/UFRJ por 12 anos. É Doutora em Planejamento Energético com ênfase em Tecnologia da Energia pelo PPE/COPPE/UFRJ (2014) e Mestre em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo PPE/ COPPE/UFRJ (2009). Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Recursos Hídricos e Meio Ambiente (2006). Tem experiência na área de Engenharia Civil (Recursos Hídricos e Obras Hidráulicas), Mudanças Climáticas, Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de energia elétrica (hidrelétrica, térmica, solar, eólica), impactos das mudanças climáticas nos sistemas energéticos; cálculos de potencial e custos para mitigação das emissões de gases de efeito estufa provenientes dos setores energo-intensivos no Brasil e no mundo; exploração e produção de petróleo e gás natural; captura e armazenamento geológico de carbono; Eficiência energética e Pegada ecológica nos setores industriais.

Linkedin


Pesquisador

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente cursa pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Cândido Mendes e Mestrado em Engenharia Química com foco na investigação de condições de formação de hidratos em plataformas offshore. Foi estagiário de engenharia química no laboratório de simulação de processos na UFF e participou do programa de iniciação científica laboratório de físico-química computacional, também na UFF.

Linkedin

Currículo Lattes


Pesquisador

Doutorando do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Planejamento Energético também pela COPPE/UFRJ e economista pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na gestão dos programas de P&D do setor elétrico, regulação da geração distribuída, fontes de energia renováveis e programas de eficiência energética. Possui experiência também com análises de viabilidade econômica de projetos fotovoltaicos, modelos de avaliação de políticas públicas e avaliação de projetos governamentais, construção de cenários de demanda de energia através de modelos bottom-up e estudos relacionados aos temas: smart grids, pobreza energética, economia da energia, regulação do setor elétrico, impactos econômicos das fontes renováveis no Brasil e mudanças climáticas.

Linkedin


Coordenadora de Pesquisa

Doutora em Planejamento Energético (engenharia), dois livros publicados sobre Petropolítica e professora afiliada à Escola de Guerra Naval, no Mestrado de Oficiais da Marinha do Brasil. Experiência profissional em empresas relevantes, no Brasil e no exterior, como Petrobras, Deloitte, Vale SA, Vale Óleo e Gás, Universidade Gama Filho e Agência Marítima Dickinson. Experiente na concepção e construção de planos de negócios para empresas de óleo e gás, estudos de viabilidade financeira de projetos e avaliação de empresas. Longa experiência em planejamento estratégico, fusões e aquisições, análise de negócios, avaliação econômico-financeira e inteligência competitiva.

 

Linkedin

Curriculo Lattes


Pesquisadora

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuação acadêmica em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos, Estatísticos e de Otimização, Finanças, Microeconomia e Economia. Experiência em desenvolvimento de modelo de tomada de decisão com base em otimização para Operação e Estocagem (Suprimento de Gás Natural), seguindo a abordagem de Programação Dinâmica Dual Estocástica, em Previsão de Carga de Energia, Avaliação de Prêmio de Risco Implícitos em Preços Futuros de Commodities (Gás Natural), Modelagem e Previsão de Volatilidade de Preços Futuros de Commodities (Gás Natural), Modelos de Volatilidade em geral, Modelos de Precificação de Opções Financeiras e Ativos e geral, Análise de Investimento com Flexibilidades Gerenciais (Opções Reais) e Decisões de Investimento e Financiamento em Mercados Imperfeitos (Consideração da Estrutura Meta e da Dívida de Risco).

Linkedin

Currículo Lattes

 


Pesquisadora

Doutoranda do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Planejamento Energético também pela COPPE/UFRJ e graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de geração distribuída, fontes de energia renováveis, eficiência energética e projetos de P&D. Possui experiência também com análises utilizando matrizes insumo-produto, construção de cenários de demanda de energia através de modelos bottom up e estudos relacionados aos temas padrões de consumo de energia, demand response, smart grids e mudanças climáticas.

Linkedin

Currículo Lattes


Pesquisadora

Mestre em Administração Pública, com especialização em crescimento e desenvolvimento econômico, pela Universidade da Pensilvânia e Economista pela UFPE. Tem experiência com coordenação de projetos e como analista de dados estatísticos, tendo atuado em vários centros da Universidade da Pensilvânia, como a Perelman School of Medicine, a Wharton Business School e o Annenberg Public Policy Center. Além disso, tem experiência com planejamento estratégico, gestão orientada para resultados e formulação de parcerias público-privadas e consórcios públicos. Sua área de pesquisa na FGV Energia engloba recursos energéticos distribuídos e sua inserção na matriz elétrica brasileira, energias renováveis e transição energética.

Currículo Lattes


Pesquisadora

Engenheira química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestranda do Programa de Planejamento Energético (PPE), da COPPE/UFRJ. Possui pós-graduação em Gestão de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás, pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Experiência como analista de orçamento na Vale SA e como estagiária na empresa Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA (TBG). Como pesquisadora da FGV Energia, atua nas áreas de petróleo e biocombustíveis.


Pesquisadora

Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestranda em Administração pela EBAPE/FGV. Experiência na área de mobilidade urbana, tendo contribuído para o projeto “Demanda por investimentos em mobilidade urbana no Brasil” do Departamento de Mobilidade Urbana do BNDES. Na FGV Energia, suas áreas de atuação são petróleo, transição energética, veículos elétricos e políticas industriais relacionadas ao setor energético. Além disso, também estuda as implicações para o Brasil e o mundo das políticas energética e ambiental norte-americanas.

Linkedin

Assistente Administrativa


Assistente Administrativa

Graduada em Administração pela UNIGRANRIO. Possui experiência de 3 anos como secretária assistente do Diretor do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). Certificada pelo CADEMP/FGV nos cursos de Custos, Gerenciamento Operacional de Projetos e de Planejamento e Controle Financeiro. Atua na FGV Energia desde novembro de 2014. 

Linkedin


Assistente Administrativa

Graduada em administração de empresas pelo Centro Universitário Unicarioca e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 7 anos de experiência na área financeira do IDE Controladoria da FGV no cargo de assistente de finanças e controle. Desenvolvia as atividades de elaboração de fluxo, pagamentos em geral, folha de pagamento autônomos e funcionários, notas fiscais, cadastro de pessoa física e jurídica.

Analista de Negócios


Analista de Negócios

Graduanda em Processos Gerenciais pela FGV/EBAPE e graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Linkedin

Estagiária Administrativa


Estagiária de Administração

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso e graduanda em Administração pela Ucam - Universidade Cândido Mendes.

Linkedin

Pesquisadores Associados


Pesquisador Associado

Mestrado pelo INSA-Lyon em Processamento de Sinais com pesquisa realizada em parceria com a Unicamp, resultando em um artigo publicado em 2012 no V SimBGf. Graduado com duplo diploma em Engenharia Elétrica pelo INSA-Lyon na França e pela PUC-Rio no Brasil. Excelência Acadêmica em 2008 e bolsista CAPES-BRAFITEC de 2010 a 2011. Certificação CAPM pelo PMI. Iniciou sua atuação profissional como estagiário no Comissariado de Energia Atômica da França (CEA Grenoble). Depois de formado tornou-se engenheiro de projetos na Petra Energia onde trabalhou por um ano e quatro meses incorporado à equipe de Operações da empresa. Hoje atua como pesquisador na FGV Energia com foco nos mercados de óleo e gás.

Linkedin

Currículo Lattes

Consultores Seniores Associados


Consultora

Doutora em sociologia e mestre em antropologia pela Universidade de Sophia, no Japão. Especialista em planejamento de comunicação pela ESPM. Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica.

Professora da FGV-EBAPE. Ex-assessora para assuntos de ciência e tecnologia da embaixada do Brasil e ex-diretora da PraiaKK traduções e publicidade, ambos em Tóquio. Foi secretária de cultura do município de Duque de Caxias. 20 anos de experiência em educação de executivos em grandes instituições do Brasil e do exterior. Foi professora visitante por 5 anos da Universidade Otto-von-Guericke na Alemanha.  Fundadora e consultora de uma empresa de consultoria em cultura e gestão integrada de ativos intangíveis, com projetos em grandes empresas brasileiras e estrangeiras. Autora de vários livros e artigos acadêmicos em gestão. 


Consultora - Energia Elétrica

Doutora em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE FGV) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense. Sua experiência profissional, inclui os cargos de Economista Chefe, Chefe de Planejamento Estratégico, Gerente de Suprimento de Gás e Geração de Energia da Shell Brasil Ltda. e Diretora de Desenvolvimento de Projetos de Geração de Energia da InterGen Ltda. Atualmente é Assessora da Presidência da FGV, coordena projetos na área de infraestrutura pela FGV Projetos e é Membro dos Comitês de Transmissão e de Geração de Energia Elétrica da ABDIB.

Currículo Lattes


Consultor - Jurídico

Bacharel em Direito pela PUC/MG, Especialista em Administração Tributária nas Empresas pela Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, especialista em Direito de Empresas pelo PUC/MG e especialista em Regulação do setor de Energia Elétrica pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ). Na Fundação Getulio Vargas é membro titular do Corpo de Árbitros na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem e Consultor Jurídico da FGV Energia. Na Ordem dos Advogados do Brasil é Presidente da Comissão de Energia do Conselho Federal. Com relação a sua atuação acadêmica destacam-se as seguintes posições: Professor do curso de Pós Graduação em Direito de Energia da UniCEUB - Centro Universitário de Brasília, Professor do Curso FGV Law Program – Energia Elétrica Aspectos Jurídicos, Professor do curso de extensão de Direito e Energia Elétrica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, Professor do curso de extensão em Direito de Energia promovido pela Ordem dos Advogados de Moçambique em Maputo e Coordenador e Professor do Curso de Direito de Energia da Escola Superior de Advocacia (OAB/SP). 


Consultor

Doutor em Management pela Universidade de Magdeburg, Alemanha, onde gerenciou projetos de pesquisa em nível internacional e trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de gestão estratégica do valor intangível. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV.

Professor da Ebape/FGV. Especialista nas áreas de Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Ativos Intangíveis e Ética Empresarial. Atuou em vários projetos educacionais para o desenvolvimento de executivos em grandes empresas no Brasil. Consultor de Empresas e Professor Especialista no Diagnostico Estratégico de Ativos Intangíveis Organizacionais. Pioneiro no Brasil nos estudos sobre Confiança e Liderança nas Organizações. Colunista do Jornal Valor Econômico desde 2010, foi eleito Personalidade de RH do Ano em 2013 pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Autor de vários trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema Confiança & Liderança


Consultor

Doutor em Economia da Energia, Institut d’Economie et de Politique de l’Energie (IEPE), Université de Grenoble. Economista. Ex-Associate Director, Southern Cone, Cambridge Energy Research Associates (CERA). Tem trabalhado principalmente com economia, tecnologia, regulação, política e estratégias empresariais das indústrias de petróleo, gás natural, energia nuclear, hidreletricidade, energia eólica, energia solar e biocombustíveis.   

Currículo Lattes