FGV Energia promove debate sobre o setor energético brasileiro

Na última quinta-feira, dia 30, a FGV Energia reuniu, em evento no Rio de Janeiro, renomados especialistas do setor energético para um debate sobre o tema. O assunto foi abordado durante o lançamento da terceira edição do livro “A Energia do Brasil”, do professor e ex-ministro de Minas e Energia Antônio Dias Leite.

No início do evento, Dias Leite ressaltou toda sua vivência no setor elétrico brasileiro e da importância desta discussão para a sociedade. “Passados 17 anos da edição original, me pareceu justo fazer uma nova edição para a sociedade neste momento, incluindo um capítulo sobre as transformações ocorridas no setor energético brasileiro nestes últimos anos, as diretrizes da atual política energética e suas consequências”, afirmou.

Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires concordou que o livro deveria se tornar de leitura obrigatória não apenas para universidades, mas também para escolas. “Este é o único livro do setor de energia que conta a história como um todo. Ele traz um grande benefício para que as gerações futuras possam entender o que se passou com o setor energético brasileiro nos últimos anos”, completou o diretor.

O evento contou com a presença do vice-presidente da FGV, Dr. Sergio Quintella; do conselheiro, Dr. Lindolpho de Carvalho Dias; do diretor da FGV Energia, Dr. Carlos Quintella; do presidente da Light, Paulo Roberto; de Carlos Alberto de Carvalho Afonso, diretor Financeiro/Administrativo EDF Norte; de Adriano Pires, sócio fundador e diretor do Centro Brasil de Infraestrutura; Mario Veiga Pereira, presidente PSR Consultores; e do professor do Grupo de Economia de Energia do IE UFRJ, Edmar de Almeida.

 

Confira a apresentação do professor Antônio Dias Leite: