A FGV Energia planeja e realiza Conferências, Seminários, Congressos e Discussões Temáticas, individualmente ou em parceria com outras unidades da FGV e/ou renomadas entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

Lançamento - Caderno de Métricas Industriais

24 abr

FGV Energia lança o Caderno de Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil

O Caderno de Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil é uma publicação da FGV Energia em parceria com a FGV Projetos que traz a análise do desempenho de políticas públicas do setor, buscando jogar uma luz estrutural e metodologicamente embasada sobre as principais lacunas do setor, de forma a fornecer, de maneira isenta e transparente, informações que possibilitem desenvolver uma visão clara, colaborando com a identificação de ações que maximizem o potencial petrolífero nacional.

A publicação é o resultado de pesquisas realizadas em um esforço conjunto de diferentes unidades da Fundação Getúlio Vargas. A produção ainda destaca pontos como fundamentos de política industrial, estudos de casos, métricas da indústria e Política Industrial no Setor de Óleo & Gás no Brasil, assim como levanta questões de ordem regulatória econômica e de mercado e os resultados alcançados nas pesquisas permitem uma análise do desempenho de políticas públicas.

Os autores da edição são Baiena Feijolo, Eduardo Santiago Rossetti, Felipe Gonçalves, Fernanda Delgado, João Augusto Pereira Batista, Júlia Febraro França Gomes da Silva, Magda Maria de Regina Chambriard, Maria Alice de Gusmão Veloso, Mauricio Canêdo Pinheiro e Pedro Henrique Gonçalves Neves.

A FGV Energia entende que a disseminação do conhecimento e o planejamento de longo prazo são imperativos para o progresso técnico-científico, os ganhos de competitividade e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. A proposta apresentada nesse trabalho vai além da criação de valores de referência para análises expeditas, o objetivo principal é a definição de parâmetros e premissas para a criação de um modelo de tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas.

 

Programação:

9h – 9h15: Abertura:

Carlos Ivan Simonsen Leal - Presidente, FGV

Carlos Otavio Quintella - Diretor Executivo, FGV Energia

Cesar Cunha Campos - Diretor Executivo, FGV Projetos

9h15 - 10h10: Apresentação do Trabalho:

Felipe Gonçalves – FGV Energia

Maria Alice Guzmão – FGV Projetos

10h15 – 12h Mesa de discussão:

Moderadora: Magda Chambriard

David Zylbersztajn - DZ Negócios com Energia

Telmo Ghiorzi - ABESPETRO

Alfredo Renault - PUC-Rio

Joelson Falcão Mendes  - Petrobras

Andre Pompeo - BNDES

João Vicente – MME

Carlos Leonardo Teófilo Durans - MDIC

 

Local: Centro Cultural FGV. Praia de Botafogo, 186, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, ao lado da sede da Fundação Getúlio Vargas.

Data: 24 de abril de 2018 – Terça-feira

Horário: 9h as 12h

Inscrições.