FGV ENERGIA

Membros do Conselho Consultivo


Membros do Conselho Consultivo

Cristiano é engenheiro químico formado pela UFRJ com MBA pela Cranfield School of Management, no Reino Unido. Ele entrou na Shell como estagiário em 1996 e seguiu carreira internacional por 18 anos, tendo ocupado diversas posições nas linhas de Downstream, Gás Integrado, Aquisições e Desinvestimentos, Trading e Upstream, até voltar ao Brasil em 2018 para gerenciar os ativos da Shell no pré-sal; chegando à posição de vice-presidente executivo em 2021.


Membro do Conselho Consultivo

David Zylbersztajn é formado em engenharia mecânica pela PUC-Rio e doutor em Economia de Energia pela Universidade de Grenoble (França). Foi diretor geral da ANP, Secretário de Energia do Estado de São Paulo e foi membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Atualmente é professor da Universidade Católica no Rio de Janeiro (PUC-Rio) no Instituto de Energia e sócio sênior da DZ Negócios com Energia.


Membro do Conselho Consultivo

Décio Oddone é um engenheiro eletricista brasileiro. Foi diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de 23 de dezembro de 2016 a 17 de março de 2020


Membro do Conselho Consultivo

Tem pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-Graduação em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), tem graduação em Gestão da Informação e Marketing pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Ingressou na Nuclebrás em 1980, atual Eletrobrás Eletronuclear, em 1988 Chefiou Missão na Alemanha (Siemens/KWU) projeto MESA6 conjuntos de sistemas para o desenvolvimento dos projetos de engenharia de Instrumentação e Controle e Sistemas Elétricos de Angra 2, Coordenou o projeto de desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Montagem-EMS para construção e montagem de Angra 2, participou da coordenação de implantação do SAP/R3 em 1998, foi Superintendente de Gestão de Negócios, Superintendente de TI, Superintendente de Meio Ambiente e Licenciamento – responsável pela obtenção das licenças Prévia e de Instalação da Usina de Angra 3, Assistente da Diretoria de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, Assistente da Diretoria Técnica, Coordenador Geral da Presidência, foi membro do comitê executivo para implantação do SAP Instância Única no Grupo Eletrobras, é Membro do World Institute for Nuclear Security – WINS desde 2016


Membro do Conselho Consultivo

Deputado Federal - 2007 - até a presente data.

Administrador de Empresa, Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 12 de maio de 2016. Reassumiu em 10 de outubro de 2016. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 11 de outubro de 2016. Reassumiu em 25 de outubro de 2016. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 26 de outubro de 2016. Reassumiu em 26 de abril de 2017. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 27 de abril de 2017. Reassumiu em 02 de agosto de 2017. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 03 de agosto de 2017. Reassumiu em 18 de outubro de 2017. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia, a partir de 26 de outubro de 2017. Reassumiu em 6 de abril de 2018.


Membros do Conselho Consultivo

Guilherme Lencastre é formado em Engenharia de Produção - Civil pela PUC-Rio e tem MBA pelo IBEMEC-RJ. Possui 18 anos de experiência no setor elétrico e começou a trabalhar no Grupo em 1998 quando a Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, recém-privatizada, foi adiquirida pelo Grupo. Por cinco anos ocupou a posição de Diretor Financeiro das empresas de Geração no Brasil quando a Interconexão Internacional Brasil-Argentina já estava em operação (desde 2001) e a Usina Termelétrica de Fortaleza terminava sua construção e comissionamento (dezembro de 2003). A partir de 2008 assumiu o cargo de Diretor Presidente das empresas Geração Brasil, compreendendo as três empresas com negócios de Geração, Transmissão e Comercialização & Trading de Energia.

A partir de 2014 passou a ocupar a posição de Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Infraestrutura e Redes para as Américas. Atualmente ocupa a presidência do Conselho de Administração da Enel Brasil.


Membro do Conselho Consultivo

Ieda possui mais de 35 anos de experiência internacional em empresas e projetos nos setores de petróleo, gás, energia e infrastrutura. Atuou em posições de liderança por mais de 13 anos na BP plc, em Londres e no Brasil, tendo exercido os cargos de Vice Presidente de New Ventures, Presidente BP Brazil, VP Latin America Gas and VP Market Development BP Solar. Antes da BP, Ieda foi Presidente da Companhia de Gás de São Paulo(Comgas), 1995-1998.

Ieda é membro do Conselho de Administração da Bureau Veritas (França), Grupo Saint Gobain (França), Exterran Corporation (EUA) e Prumo Logística (Brasil). Ieda é Senior Visiting Research Fellow no Oxford Institute for Energy Studies e Senior Adviser da FGV Energia.

É também membro do Conselho da Camara de Comércio Brasil-Grã Bretanha em Londres, diretora na Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura da FIESP e também colunista da Brasil Energia. É membro do Conselho da WILL-Women in Leadership in Latin America, membro do WEF-Chapter Zero ( França) e representa os usuários de energia no Climate Change Citizens Forum da Isle of Man.

Engenheira Quimica pela UFBA, com mestrados em Energia pela USP e Engenharia Ambiental pela Ecole Polytechnique Federale de Lausane. Recebeu o prêmio Veuve Clicquot - Business Woman of the Year – Brasil (2001-2002) e tem dezenas de artigos e trabalhos publicados sobre energia e gás natural.


Membro do Conselho Consultivo

Leonam dos Santos Guimarães é Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI, é CEO da Eletrobrás Eletronuclear, membro do Grupo Permanentede Assessoria em Energia Nuclear do Diretor Geral da Agência Internacional de EnergiaAtômica – AIEA, membro do Conselho de Representantes da World Nuclear Association– WNA. Foi Presidente da Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA – AMAZUL, Assistente da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear e Coordenador do Programa de PropulsãoNuclear do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP.


Membro do Conselho Consultivo

Executivo do setor de combustíveis e lubrificantes com diversas funções de Marketing, Varejo, Planejamento Estratégico e M&A como Diretor, Vice-Presidente, CEO e Conselheiro em grandes corporações como EXXONMOBIL, COSAN, STP Sem Parar RAIZEN/SHELL, ICONIC e IPIRANGA. Sólida carreira internacional construída a partir de atribuições no Brasil e no exterior liderando negócios nacionais e multinacionais, bem como fusões, aquisições, desinvestimentos e transições estratégicas. Formado em Administração de Empresas (UFRGS) e formação executiva avançada na Kellogg Business School (Chicago/EUA), Thunderbird Executive Education (Phoenix/EUA) e North Carolina University (Carolina do Norte/EUA).


Membro do Conselho Consultivo

Formado em Administração de Empresas, pela UFPR (1974) e Engenharia Elétrica, pela UFPR (1978); com Especialização em Manutenção de Usinas Hidrelétricas (Eletrobras/UFPE) (1982); Pós-graduação em Materiais para Equipamentos Elétricos, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1992); e Especialização em Gerência de Manutenção (Eletrobras/PUC-Rio) (1984).

Foi Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional (2017-2018), além disso, entre outras funções, exerceu a função de Presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica - Apine (2004-2014); de Diretor Presidente da Companhia Paranaense de Energia – Copel Holding (2015-2017); e como Membro do Conselho de Administração do NOS: (i) representando a COPEL (2015-2017); e (ii) representando a Sociedade Civil (2017-2018).

Atualmente é Diretor Presidente da Delta Energia Assets Managmet – Delta EAM, empresa responsável pela gestão dos Fundos de Investimento FIM CSHG Delta Energia e Delta Energia Strategy; além de Fundador e Membro do Conselho do Fórum das Associações do Setor Elétrico Brasileiro - FMASE; e Membro do Conselho Executivo da FGV - Energia.


Membro do Conselho Consultivo

Engenheiro Eletricista, formado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, com curso de especialização em Operação e Manutenção de Grandes Sistemas de Potência na Europa e nos Estados Unidos.

Tem 54 anos de atividades no Setor Elétrico. Atuou como Engenheiro e Diretor de Operação na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Coordenou dentro do Ministério de Minas e Energia (MME) o Sistema de Abastecimento do Departamento Nacional de Combustíveis (SNE/MINFRA). Foi Diretor de Operação e Presidente Interino da Eletrobrás e Presidente da Eletronorte. Atuou como Secretário Executivo do Programa Nacional de Conservação de Energia (PROCEL), Coordenador do Comitê Executivo do Grupo Coordenador para Operação Interligada (GCOI); Presidente do Comitê Executivo do Grupo Técnico Operacional da Região Norte (GTON), além de participar como Coordenador da Operação dos Órgãos CCON, CMO/CADOP e CODI/ABRADEE. Membro Representante do Brasil no Comitê Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRÉ – França); e Coordenador do Comitê de Administração do Sistema Nacional de Transmissão de Energia Elétrica – SINTREL. Foi representante da Eletrobrás no RE - SEB Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro. Participou como Conselheiro de Administração de grandes companhias do Setor Elétrico – Eletrobrás, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Celpe e Saelpa. Foi Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); participando como Membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica – GCE; Membro da Câmara de Gestão do Setor Elétrico – CGSE; e Membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). Foi Vice-presidente e Presidente de organismo internacional na América do Sul, a Comisión de Integración Energética Regional (CIER), e Presidente do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil.


Membro do Conselho Consultivo

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), com extensão da graduação na Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha (Technische Universität Darmstadt); e MBA em Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais na FIA Business School. Em sua carreira, o Sr. Dias ocupou cargos gerenciais na Promon Engenharia, onde atuou nas áreas de suprimentos, logística, engenharia e gerenciamento de grandes empreendimentos de óleo e gás e infraestrutura, bem como atuou como gerente de suprimentos e de contratos da Hidrovias do Brasil (parceria entre o Grupo Promon e o Pátria Investimentos, gestores à época do Fundo P2 Brasil). Em 2020, se juntou à Starboard Asset, onde se tornou diretor executivo na área de private equity, sendo um dos líderes da aquisição da Ouro Preto Óleo Gás pela gestora. No Grupo 3R, após o IPO da Companhia, o Sr. Dias passou a liderar as áreas Comercial e de Novos Negócios como Diretor Estatutário de controladas da Companhia, sendo responsável pelas negociações referentes a aquisições dos ativos de produção de óleo e gás, parcerias estratégicas e contratos relevantes. Durante o ano de 2022, o Sr. Dias passou a liderar as áreas de Suprimentos, Tecnologia da Informação, Jurídico e Regulatório, bem como as áreas de Mid & Downstream.


Membro do Conselho Consultivo

Pós-graduado em Administração Industrial e Engenharia Economica pela UFRJ e Engenheiro Mecânico. Na direção de empresas prestadoras de serviços e operadoras para o setor de petróleo e gás natural, como HRT Africa, Halliburton, ABB, Vetco Gray, e Hughes WKM, acumulou em mais de 35 anos de experiencia, profundo conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios de exploração & produção, construção e logística de plataformas, projeto, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos submarinos além de start-ups de operações no Brasil, Angola e Namíbia. Foi Diretor da Agencia Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP) no periodo de Junho de 2006 a Junho de 2010, tendo liderado a criação da Coordenadoria de Conteúdo Nacional, liderado os Programas de Redução de queimas de gás, de Melhoria da Medição Fiscal da Produção, das Rodads de Licitação e Sistema Integrado de MovimentaÇção de produtos. Professor convidado pela Brown University (BIARI - Brown International Advanced Research Institutes); e palestrante nas seguintes universidades: Oxford University, MIT -  Massachussetts Institute of Technology, Columbia University, USP - Universidade de São Paulo, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro nas quais ministrou aulas sobre O Papel do Regulador; O Exercício da Regulação da Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil; Energias Fósseis e Renováveis, BRICS em Africa, A Experiencia Brasileira no Conteúdo Nacional, etc.


Membro do Conselho Consultivo

O engenheiro eletricista Reive Barros foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).  Barros é graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos de Transmissão de Energia Elétrica e Especialista em Administração Estratégica. O ex secretário da SPE consolida 36 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida em grandes empresas do setor elétrico na área de distribuição e transmissão. Antes de ser secretário da SPE do MME, esteve à frente da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Diretor da ANEEL. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Engenharia a CHESF.


Membro do Conselho Consultivo

O Sr. Ricardo é geólogo pela UnB, Mestre em Estratigrafia pela UFRGS, e conta com 33 anos de experiência na indústria petrolífera. Trabalhou na Venezuela, nos Estados Unidos e na Argentina, além do Brasil. Exerceu diferentes cargos de gerência e diretoria na Petrobras (na Divisão de Exploração do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento e na Unidade Operacional da Bahia), na Pérez Companc (na Unidade de Negócios da Venezuela e no E&P Corporativo na Argentina), na Deloitte (no Centro de Excelência de Óleo & Gás do Brasil) e na Georadar (empresa brasileira de serviços de Óleo & Gás e Mineração). Atualmente, é o Diretor Presidente e conselheiro da 3R Petroleum e Participações S.A., bem como de suas subsidiárias, além de Membro do Comitê de Pessoas e Remuneração e do Comitê Financeiro da Companhia.


Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1981) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas pela Universidade Mackenzie (1983). Mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), entre outras especializações, como Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie, 1982), Marketing (Fundação Getúlio Vargas – FGV, 1988), e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co. 1992). Está há 40 no setor de Energia, exercendo diversos cargos de liderança, como o de Presidente da CPFL Energia, da CPFL Paulista, do Conselho de Administração da Bandeirante Energia e da RGE, Diretor de Distribuição da CESP, Diretor Presidente da Eletrobras e Presidente da Vibra Energia. Em 2022 foi convidado a retornar à direção da Eletrobras.