• Painelistas: Agnes da Costa – Ministério de Minas e Energia (MME) Emanuele Taibi – International Renewable Energy Agency (IRENA); Juliana Marreco – Vale

    Moderadores:
    Fernanda Delgado - FGV Energia; Ricardo Gorini – International Renewable Energy Agency (IRENA)

    Energy matrix, diversification and transition in Brazil and worldwide to the use of hydrogen as fuel - technological routes for hydrogen production: challenges and main bottlenecks, cohosted by FGV Energia and IRENA.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Painelistas: Décio Odonne – Enauta; Luiz Carvalho – Banco UBS BB; Mariano Ferrari – Repsol Sinopec Brasil; e Raphael Moura – ANP

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    O Brasil está bem posicionado no ambiente global em relação à atração de investimentos para o setor de óleo e gás. Entre os vários leilões previstos para o próximo ano, o brasileiro é o maior detentor de recursos que continuam economicamente viáveis, mesmo com preços do Brent abaixo de US$ 35/barril. Dentro desta perspectiva, a FGV Energia convidou para o Webinar: Leilões e Oferta Permanente 2021, mantendo a previsibilidade.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Abertura: FGV Energia

    Painelistas: Lucas Mota - Co-fundador da EnergyC; e Marco Tulio Zanini - Professor da FGV EBAPE

    Patrocínio: Energia Solar

    Apoio: Ergos

    Pensando no novo mundo pulverizado, desinvestido, pandêmico e dinâmico, a FGV Energia se uniu à iniciativa jovem EnergyC, para mostrar ao setor energético oito novos promissores profissionais nas áreas de óleo e gás, biogás e transição energética. Acreditando na união entre o antigo e o novo,  entre o experiente e o recém-chegado, entre o ordinário e o extraordinário, esse compilado de artigos busca mostrar capacidade crítica, análise e maturidade intelectual em jovens profissionais prontos a se lançarem ao mercado de trabalho. E como corolário dessa publicação convidamos para o webinar de lançamento.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Izabella Teixeira - IRENA; Ligia Schlittler - Tozzini Freire Advogados; Monique Gonçalves - Shell; Silvia Matos - FGV IBRE

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Já está comprovado que mulheres estão mais expostas a eventos climáticos. Sem acesso a soluções sanitárias e de cozinha limpas, milhões de mulheres e crianças enfrentam doenças e morte prematura. Nos países em desenvolvimento, as mulheres que constituem a maioria das pessoas que vivem em extrema pobreza são as mais afetadas pelos déficits de energia e pelos impactos das mudanças climáticas.

    Alcançar uma transição justa e equitativa para um sistema de energia sustentável dependerá dos esforços para lidar com a desigualdade de gênero. E o acesso à energia, por sua vez, contribui para reduzir essa desigualdade. E para tratar desses e outros assuntos ligados a Energia, Política e Economia no feminino a FGV Energia congrega para o debate: ECONOMIA, POLÍTICA E ENERGIA NO FEMININO.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Fernando da Câmara – Governo do Estado RJ; Jonh Forman - J Forman Consultoria; Marcelo Gomes - Eletronuclear
     
    Moderador: Paulo Cunha - FGV Energia

    FGV Energia, reconhecida em todo o país por sua atuação na área energética, convidou para o webinar “Impacto sócio econômico da retomada de Angra 3”, agendado para o dia 09/11 às 18h pela plataforma Youtube.

    Tópicos abordados:
    Qual o impacto sócio econômico para o Estado do Rio de Janeiro?
    Qual o impacto de Angra 3 para indústria nuclear brasileira?

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Elbia Gannoum - ABEEólica; Heloísa Esteves; Ilana Trombka - Senado Federal; Marina Grossi - Presidente do CEBDS

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    As bruxas são consideradas ícones do movimento feminista por terem sido mulheres livres, inteligentes e à frente de seu tempo. Injustiçadas, desacreditadas e assassinadas por serem mulheres, exerciam um contra-poder, afrontando o patriarcado. Atualmente, as mulheres ainda continuam sendo discriminadas e duramente criticadas por lutarem pela igualdade de gênero e a divisão do poder social e econômico, que ainda é predominantemente masculino.

    Por isto, as bruxas representam resistência, força, coragem, mas também a rebeldia na busca de novos horizontes emancipadores (Alambert, Ehrenreich, Menschik, 1997).
    Nós todas hoje, militantes das áreas de energia, política e economia, seríamos, certamente, bruxas. Mas ainda bem que existe o feminismo.

    Para discutir estas e outras bruxarias, a FGV Energia convida para o debate: ECONOMIA, ENERGIA E POLÍTICA NO FEMININO.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrante: Dr. Ricardo Simabuku - MME

    Em consonância com a indicação de assuntos prioritários apresentada pelos senhores no último encontro, tivemos a honra de contar com Dr. Ricardo Simabuku, com uma apresentação sobre os trabalhos do Grupo de Modernização do Setor Elétrico.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Felipe Perez - IHS Markit; Fernanda Delgado - FGV Energia; Maiara Folly - Plataforma Cipó; e Paulo Sotero - Wilson Center

    Moderador: Felipe Maciel - epbr

    A alternância de poder nos Estados Unidos pode mudar o eixo da discussão sobre mudanças climáticas e transição energética da Europa para os Estados Unidos. Pode trazer também uma retomada do multilateralismo e o resgate da aliança americana com a Europa.  

    E para o Brasil? Onde queremos ficar? Qual será nosso papel caso haja uma nova reconfiguração de poder? Caso essa agenda multilateral seja resgatada?  

    Para discutir  as atualizações políticas sobre a corrida pela presidência norte-americana, o contexto energético internacional e nacional, e as relações internacionais, a FGV Energia e a epbr convidaram alguns especialistas do setor:

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Bernardo Bezerra – PSR; Giovani Machado – EPE; Luiz Horta Nogueira – UNIFEI; e Ricardo Gorini – IRENA

    Moderadores: Felipe Maciel - epbr; e Fernanda Delgado - FGV Energia

    Há muitos sinais de que a transição energética esteja ganhando velocidade no mundo. Entretanto, transformar a matriz energética mundial, calcada no setor petrolífero, cuja indústria definiu a era contemporânea terá profundas consequências na ordem global. E cada país fará a transição energética que puder, souber e lhe couber. Para essa discussão, a FGV Energia e a IRENA, com apoio da agência epbr, u​niram esforços para congregar os melhores especialistas do setor para discutir qual o papel das energias renováveis na transição energética brasileira.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Bruno Caselli - ANP; Carlos Rocha - Aliança Navegação; Claudio Mastella - Petrobras; Felipe Lopes - Croda; e Luiz Filippe Fernandez - Bunker One

    Moderadores: Fernanda Delgado - FGV Energia; e Marcus Quintella - FGV Transportes

    Nove meses após a entrada em vigor da regulamentação IMO 2020 (International Maritime Organization) sobre a redução do teor de enxofre para combustíveis marítimos (bunkers), a FGV Energia e a FGV Transportes trazem novamente o tema à discussão para entender quais os avanços foram conseguidos até agora.

    Como as companhias se adaptaram em relação à logística, distribuição, adaptação das frotas, e impactos da Covid-19? Já é possível avaliar os benefícios da implementação dessa nova regulamentação? Todos os centros de abastecimentos têm conseguido acesso ao novo combustível?

    Por:
    FGV Energia
    visualizações

Páginas