• O "Caderno FGV Energia de Hidrogênio de Baixo Carbono" oferece um panorama detalhado dos desafios associados ao desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio no Brasil.

    Autores: Felipe Gonçalves, Vinicius Botelho, João Henrique Azevedo e Frederico Freitas.

    Por:
    FGV Energia
  • Painelistas: Ana Mandeli - IBP; Carlo Faccio - ICL ; Guido Silveira Filho - Ipiranga; Luciano Liborio - Raízen; e Sheyla Oliveira - Vibra

    Moderadores: Marcio Couto e Fernanda Delgado - FGV Energia

    A recuperação da demanda por combustíveis, em 2021, tem sido acompanhada pelo aumento nos preços dos derivados, nas receitas dos Estados e no custo de vida da população. Esses efeitos têm mobilizado o Governo Federal e o Poder Legislativo, em busca de uma solução.

    Nesse sentido, um fenômeno com impacto relevante sobre os custos dos combustíveis é a atuação de empresas que formam um mercado irregular, atuando por meio de fraudes, sonegação e inadimplência, que afetam a concorrência do mercado, reduzem as receitas dos estados, e da união, e prejudicam a qualidade do produto penalizando o consumidor final.

    O combate a essas irregularidades, fiscais e operacionais, são um desafio para todos os participantes do setor. Para discutir os impactos do mercado irregular de combustível, a FGV Energia e o ICL, convidam para o debate especialistas de grande relevância.

    Por:
    FGV Energia
  • Painelistas - Mentoras do EMPODEREC - Programa de Mentoria Feminina do Setor de Energia: Ana Beatriz Melo; Andressa Nogueira; Jessica Barreto; Lorenna Barros; Marcela Rezende; Raisa Carvalho; Soraya Oliveira; Talyta Viana

    Moderação: Fernanda Delgado - FGV Energia;
    Renata Isfer - PETRAS ENERGIA

    Co-realização: Sim, elas existem e ENERGYC

    Após um ano do programa de mentoria feminina para o setor de energia, EMPODEREC, a FGV Energia,  o Sim, Elas Existem e o ENERGYC convidam para um bate papo com nossas jovens mentoradas. Durante uma hora conversaremos sobre os resultados do programa que uniu mentoras e mentoradas, seus resultados, sucessos e fracassos, sobre a experiencia, e é claro, sobre a carreira da mulher no mundo da energia. Se juntem a nós!

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Cristina Pinho - IBP; Flávio Rodrigues - Shell; Heloísa Borges - EPE; Leonardo Linden - Ipiranga; e Rodolfo Sbaoia - ANP

    Moderação: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Pensando nas repercussões dos compromissos assumidos pelos países na Conferência do Clima, COP 26, na indústria petrolífera no Brasil e no mundo, a FGV Energia convida especialistas da indústria petrolífera para debater os desdobramentos das medidas em direção à transição energética, dos portfólios de renováveis da indústria e o mercado de crédito de carbono, entre outros temas relevantes.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Élbia Gannoum - Abeeólica; Maiara Folly - Plataforma Cipó; Maria João Rolim - Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados

    Moderação: Fernanda Delgado - FGV Energia

    O Brasil assumiu compromissos na COP 26 sobre desmatamento ilegal, aumento da inserçao de energias renováveis na matriz energética, descarte irregular de lixo eletronico e, é claro, reduçao de emissoes de metano e dioxido de carbono na atmosfera. Agora, como esses compromissos seráo atingidos? E que compromissos importantes ficaram de fora da pauta nacional? 
    Para discutir o que foi discutido na COP 26 a FGV Energia convidou para esse Energia em foco tres especialistas que estiveram presentes à conferencia.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Agnes da Costa - MME; Elbia Gannoum - Abeeolica; Marina Grossi - CEBDS; e Guarany Ipê do Sol - FGVces

    Moderação: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Faltam apenas alguns dias para a Conferencia do Clima, a COP26. A pandemia, a recessão econômica e a crise energética mundial  desenham um cenário completamente novo para todos. Então, o que os vários representantes da sociedade, da academia e do governo esperam que sejam os temas nacionais relacionados a energia e a transição energética a serem debatidos em Glasgow?

    Por:
    FGV Energia
  • Abertura: Jorge Alcaide - Wärtsilä Brasil

    Palestrantes: Alexandre Zucarato - ONS; Gabriel Cavados - Wärtsilä Brasil; Luiz Augusto Barroso - PSR e Thiago Barral - EPE

    Moderador: Felipe Gonçalves - FGV Energia

    Patrocínio: Wärtsilä Brasil

    O Brasil tem se beneficiado do seu potencial de geração de energia por meio de fontes renováveis como eólica e solar. Esses recursos têm sido essenciais para manutenção da oferta de energia, sobretudo na atual condição de escassez hídrica.

    Por outro lado, o incremento de recursos não controláveis na matriz reforça o requisito de flexibilidade do sistema, para o qual se torna necessário o aprimoramento dos mecanismos de planejamento, contratação e gestão. Diante desses desafios, a FGV Energia convidou para o debate especialistas de grande relevância. Contamos com a sua participação.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Donizete Tokarski - Ubrabio; Erasmo Battistella - Aprobio; Sandro Paes Barreto - Petrobras; e Valéria Amoroso Lima - IBP

    Moderadores:
    Flávia Porto, Magda Chambriard e Milas Evangelista - FGV Energia

    A FGV Energia tem o prazer de convidá-los para discutir as questões mais prementes acerca da performance do mercado de biodiesel no Brasil, a sua expansão para um cenário global e as mudanças regulatórias ainda necessárias para o seu avanço em um contexto de diversificação das fontes energéticas e das próprias classes de biocombustíveis criados no país.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrante: Bruno Eustáquio - MME

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Em dezembro de 2021 a União fará a segunda rodada do leilão do excedente da cessão onerosa (excedente do volume de petróleo e gás que a União cedeu à Petrobras) dos campos de petróleo e gás natural nos blocos de Sépia e Atapu. Para falar das expectativas de governo e sociedade sobre esse leilão, a FGV Energia convidou o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Flavio Rodrigues - Shell; Horta Nogueira - UNIFEI; e Paulo Sotero - Wilson Center

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Para traçar cenários de posicionamento do Brasil nas discussões sobre transição energética o processo é, sem dúvida alguma, energético em direção a uma matriz menos emissora, mas ele também é politico, econômico e social. Não há uma solução que seja única para todas as economias. A composição de politicas públicas e soluções econômicas e tecnológicas vão depender do perfil de cada economia e cada população.

    Para isso, que politicas públicas estão incentivando uma matriz mais descarbonizada no Brasil, estamos fazendo o dever de casa?
    Que caminhos o Brasil deve tomar para aproveitar seu posicionamento como uma das matrizes mais carbon free do mundo? Há como sermos líderes efetivos dessa discussão?
    Que influencia temos nas discussões sobre clima como a Cúpula do Clima e a a Cop26?
    Como transitar com a participação das pertoliferas?

    Diante de tantas perguntas, pensamos em conversar com alguns especialistas que possam ajudar a clarear esse cenário que aponta para um não posicionamento brasileiro nas discussões, pelo menos de forma contundente.

    Por:
    FGV Energia

Páginas