• Palestrante: Bruno Eustáquio - MME

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Em dezembro de 2021 a União fará a segunda rodada do leilão do excedente da cessão onerosa (excedente do volume de petróleo e gás que a União cedeu à Petrobras) dos campos de petróleo e gás natural nos blocos de Sépia e Atapu. Para falar das expectativas de governo e sociedade sobre esse leilão, a FGV Energia convidou o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Flavio Rodrigues - Shell; Horta Nogueira - UNIFEI; e Paulo Sotero - Wilson Center

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Para traçar cenários de posicionamento do Brasil nas discussões sobre transição energética o processo é, sem dúvida alguma, energético em direção a uma matriz menos emissora, mas ele também é politico, econômico e social. Não há uma solução que seja única para todas as economias. A composição de politicas públicas e soluções econômicas e tecnológicas vão depender do perfil de cada economia e cada população.

    Para isso, que politicas públicas estão incentivando uma matriz mais descarbonizada no Brasil, estamos fazendo o dever de casa?
    Que caminhos o Brasil deve tomar para aproveitar seu posicionamento como uma das matrizes mais carbon free do mundo? Há como sermos líderes efetivos dessa discussão?
    Que influencia temos nas discussões sobre clima como a Cúpula do Clima e a a Cop26?
    Como transitar com a participação das pertoliferas?

    Diante de tantas perguntas, pensamos em conversar com alguns especialistas que possam ajudar a clarear esse cenário que aponta para um não posicionamento brasileiro nas discussões, pelo menos de forma contundente.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Carole Nakhle - Crystol Energy; Heloisa Borges - EPE

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    A lot has been said and written about energy transition worldwide, but what about the real role and obligations of the oil and gas companies? How to insert this companies on the new ESG agenda? What are the differences between the NOC and IOC strategies towards the decarbonization?

    To bring our worries up, FGV Energia invited Heloisa Esteves, Diretora de petróleo, gás e biocombustíveisda at EPE and Carole Nakhle, CEO at Crystal Energy. These two amazing woman has a lot to inform us and debate about how oil and gas companies can not only survive, but keep competitive and profitable on this brand new world. 

    Fernanda Delgado, professor at FGV Energia will moderate the webinar.


    Muito tem se falado e escrito sobre a transição energética mundial, mas qual é o real papel e as reais obrigações das empresas de óleo e gás? Como inserir essas empresas no novo calendário ESG? Quais são as diferenças entre as estratégias de NOCs e IOCs em relação à descarbonização?

    Para trazer essas preocupações à tona, a FGV Energia convidou Heloisa Esteves, Diretora de Óleo, Gás e Biocombustíveis da EPE e Carole Nakhle, CEO da Crystal Energy. Essas duas mulheres incríveis têm muito a nos informar e debater sobre como as empresas de óleo e gás podem não apenas sobreviver, mas se manter competitivas e lucrativas neste novo mundo.

    Fernanda Delgado, professora e assessora estratégica da FGV Energia, será a moderadora do webinar. Essa palestra será ministrada em inglês.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Anelise Lara - IBP; Heloisa Borges - EPE; Marcelo Araujo - Ipiranga; e Wilson Ferreira - BR Distribuidora

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    O abastecimento de combustíveis é essencial para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer país. No Brasil, o momento é único de abertura de mercado, de atração de novos players, de rediscussão dos marcos regulatórios e jurídicos com a interação de todos os setores: indústria, governo e academia.
    E para fomentar o debate sobre o mercado de combustíveis de curto prazo no país, a FGV Energia abordou nesse webinar as expectativas de retomada da demanda, os efeitos da pandemia no parque de refino nacional e as consequências para a distribuição de derivados e os preços finais.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Olivia Oliveira - UFBA; Symone Araújo - ANP; e Virginia Parente - USP

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Nesse Economia, Política e Energia no Feminino da FGV Energia vamos debater sobre a produção de petróleo onshore nacional. O que ela pode trazer de possibilidades reais para as bacias do interior do país? Quais os avanços do programa Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE)? E como coadunar desinvestimentos da Petrobras, investimentos privados e a galopante transição energética, especialmente no setor de gás natural? 

    Para isso juntamos três mulheres incríveis em seus setores: Olivia de Oliveira, Diretora do Instituto de Geociência da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Virginia Parente, professora do Instituto de Economia da Energia da Universidade de São Paulo (USP) e Symone Araújo, Direto da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Acreditamos que a perspectiva prática, atual e dinâmica feminina trarão um novo olhar para o debate.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrantes: Helder Queiroz - UFRJ; Sergio Bandeira de Mello - SINDIGÁS; e Rodolfo Saboia - ANP

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    FGV Energia, junto com o SINDIGÁS, convida você para debater sobre as boas práticas regulatórias para o setor de energia, em especial, o setor de GLP.  

    Helder Queiroz, professor da UFRJ, Sergio Bandeira de Melo, presidente do Sindigás e Rodolfo Saboia, diretor geral da ANP, trarão a conciliação dos aspectos econômicos, concorrenciais e energéticos para que a regulação proporcione um sistema eficiente para os agentes do mercado de GLP. 

    Realização: SINDIGÁS e FGV Energia

    Patrocínio: SINDIGÁS

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrante: Solange Pose - Desenvolvimento de Líderes, Professora e Autora

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Para o programa de mentoria feminina do setor energético, EMPODEREC, uma parceria entre a FGV Energia, a ENERGYC e o Sim, Elas Existem, convidamos a professora da FGV, Solange Pose, para falar sobre processo seletivo e a comunicação não violenta no setor de Energia.
    Solange, que tem 34 anos de experiência em Recursos Humanos e Endomarketing, nos brindará com seus conhecimentos sobre inteligência emocional, auto-conhecimento, liderança e empatia. Uma palestra imperdível para quem está entrando, migrando ou ascendendo na área de energia!

    Por:
    FGV Energia
  • Abertura e Contextualização:
    Carlos Ivan Simonsen Leal - Presidente da FGV

    Palestrantes: Bento Albuquerque - MME; e Faith Birol - Agência Internacional de Energia

    Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Não há nenhuma dúvida sobre a velocidade e a importância da transição energética no mundo. E o último relatório da Agência Internacional de Energia apontou que, para atingirmos emissões zero até 2050, são necessárias ações urgente e radicais. E o setor de energia é um dos grandes responsáveis pelas emissões, e por tal, muito atingido pelas medidas que sejam tomadas em direção ao net zero 2050.

    Para falarmos sobre transição energética, mudanças climáticas, tecnologias e futuros disruptivos necessários ao planeta, a FGV Energia receberá o Diretor da Agencia Internacional de Energia, Dr. Fatih Birol, juntamente com o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque.

    Por:
    FGV Energia
  • Palestrante: Wilson Ferreira Jr. - BR Distribuidora

    Moderador: Carlos Quintella - FGV Energia

    Para apresentar ao mercado de óleo e gás o novo CEO da BR Distribuidora, a FGV Energia traz para uma conversa o Sr. Wilson Ferreira Jr, recém empossado presidente da maior distribuidora de combustíveis do país. 
    Wilson assume o comando de uma empresa recém privatizada, com um resquício de capital estatal a ser desintegrado em uma follow on até setembro desse ano, além da missão de seguir expandindo e diversificando os negócios da companhia, em especial para o setor elétrico.

    Por:
    FGV Energia
  • Banca julgadora: Decio Odonne - Enauta; Heloisa Borges - EPE; Raphael Moura - ANP; e Virginia Parente - USP

    Mediação: Fernanda Delgado - FGV Energia

    Depois de mais de oito meses de trabalho de vários grupos de pesquisa, o projeto CARO chega ao final. Foram muitas sugestões de novos regramentos simplificadores e proporcionais ao ambiente onshore e esse evento trata da apresentação dos seis trabalhos finais.
    De seis finalistas sairão três vencedores, que serão os premiados do projeto e oferecerão ao país uma agenda regulatória nova e adequada ao ambiente onshore.
    Acompanhem as apresentações e as avaliações da banca julgadora com excelências do mercado de óleo e gás nacional: Heloisa Borges, Raphael Moura, Virginia Parente e Décio Oddone.

    Por:
    FGV Energia

Páginas