• Palestrante: Marcio Felix - CEO na EnP Energy Platform
    Moderadora: Fernanda Delgado - professora da FGV Energia

    “No dia seguinte, a impaciência de Pedrinho chegou ao auge. Aquilo de ficar uma parte da noite sentado, a ouvir as preleções do Visconde, não era com ele. Queria por mãos à obra, abrir logo o poço salvador da pátria” ( Monteiro Lobato, O poço do Visconde).

    Colocar a mão na massa, empreendedorismo, fazer acontecer, imaginar e realizar, produzir energia de forma individual, romper barreiras... ir lá e fazer. Por uma hora e meia os alunos do MBA em Gestão em Óleo e Gás da FGV Energia, Mantenedores e convidados foram brindados com as visões fortalecedoras do mercado petrolífero nacional, destacando o senso de urgência necessário para que o onshore brasileiro seja destaque na produção nacional, trazidas pelo do talentoso Marcio Félix, CEO da EnP Platform e ex-Secretário de Óleo e Gás do MME.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes:
    Anna Paula Lougon Duarte - Technology Director Brasil - Schlumberger
    Tamara Garcia Bermejo - R&D Manager, Repsol Sinopec Brasil
    Frances Abbots Queiroz - Technology Manager, Shell

    Moderadora:
    Fernanda Delgado - Professora e Assessora Estratégica da FGV Energia

     

    A crise é uma realidade, assim como o derretimento dos preços do petróleo, o colapso da demanda, o esgarçamento dos tecidos sociais, em especial nos centros urbanos. A pandemia marca o fim do século de maior desenvolvimento tecnológico, o século XX. Não é possível criar demanda por petróleo para retomar antigos padrões de preços. Mas é possível desafiar a ciência para nos acostumarmos com o novo padrão de preços deprimidos a partir de novos custos de produção ainda mais baixos.

    Com esse pano de fundo, a FGV Energia convidou para o debate Ana Lougon, Tamara Garcia e Francis Abbots, para discutir ciência e inovação nos mercados de energia.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes:
    João Carlos Mello - Presidente da Thymos - jmello@thymosenergia.com.br (foto)
    Rui Altieri - Presidente do Conselho de Administração da CCEE - rui.altieri@ccee.org.br/presidenciaccee.org.br (Falta foto) 
    Marcelo Prais - Diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios da ONS - prais@ons.org.br (foto) 
    Elisa Bastos - Diretora da ANEEL - elisa@aneel.gov.br 

    Moderador:
    Paulo Cunha - Consultor da FGV Energia (paulocesar.cunha@fgv.br)

    Co-organização: THYMOS

     

    A crise do COVID-19 impacta toda a economia nacional e o setor elétrico também faz parte do problema, já que é o primeiro “termômetro” de qualquer movimento na atividade econômica. A queda no consumo e nos preços é uma já realidade que pode afetar toda cadeia setorial. A principal pauta hoje é a necessidade de uma injeção de capital novo para manter as operações equilibradas.

    Desde a queda da atividade econômica e do baixo crescimento do consumo em 2015 começou a ocorrer o evento de sobre contratação nas distribuidoras, e agora uma crise sem precedentes do COVID-19 com uma grande redução de carga repentina os problemas se amplificam e podem atingir toda a cadeia do setor elétrico. Nosso modelo não está pronto para situações como esta. A resiliência do modelo não deveria ser revista ? Este é o tema do nosso Webinar.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrante: Paulo Cunha - Consultor Sênior da FGV Energia

    Moderadora: Fernanda Delgado - Professora e Pesquisadora da FGV Energia

    A eletricidade é uma forma de energia decorrente da diferença de potencial iônico entre dois pontos, que promove uma corrente de elétrons entre eles. Tem como características a possibilidade de ser produzida de várias formas, bem como de várias forma ser aproveitada. De natureza sintética, a eletricidade é o por excelência o operador que permite a conversão de todas as formas primárias de energia em utilidades, a serviço do consumo humano.

    Dado que a produção, o transporte e a distribuição de energia elétrica utilizam-se fundamentalmente do aproveitamento de campos eletromagnéticos, que têm  natureza invisível e impalpável, o funcionamento dos sistemas elétricos e as peculiaridades da indústria da eletricidade despertam curiosidade, principalmente para os agentes das indústrias de outros energéticos que lhe são intimamente relacionadas, como por exemplo o gás

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Timothée de Reynal - CEO da Perenco; Marcelo Campos Magalhães - CEO - Diretor Presidente da PetroReconcavo e Potiguar E&P; Roberto Monteiro - CEO - presidente da PetroRio

    Moderadora: Magda Chambriard - Coordenadora de Pesquisa O&G da FGV Energia

    Apoio de mídia: EPBR

    Em 2020, a guerra comercial entre a Rússia e Arábia Saudita, associada à pandemia do COVID-19, derrubou os preços do petróleo de maneira drástica e incomparável a qualquer outra crise vivenciada nos últimos mais de 100 anos.
    As expectativas são de que a recuperação se dê de forma lenta, porém gradual, até que surja a cura para o vírus.
    É nesse contexto que esse webinar se propõe a ouvir empresas representativas do setor, para entender suas visões a respeito do mercado das independentes no Brasil, suas preocupações com o singular momento que vivemos e suas expectativas em relação ao futuro da nossa indústria e ao futuro dos independentes no Brasil.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Thiago Barral – Presidente da EPE e Reive Barros – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME
    Moderadores: Daniel Rocha - Diretor da Accenture e Carlos Quintella - Diretor da FGV Energia

    Co-realização: Accenture
    Apoio de Mídia: EPBR

    O setor de energia tem sentido os efeitos da pandemia da COVID-19 e dos baixos preços do barril de petróleo. O novo contexto nos fez recobrar o quão importante é a evolução da oferta e da demanda de energia nos mercados. No entanto, é preciso estar atento às implicações desse novo cenário.

    Com esse pano de fundo, a FGV Energia, convidou para o debate o Presidente da EPE, Sr. Thiago Barral, e Reive Barros, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, para discutir os mercados de energia, e os rumos da transição energética nesse cenário tão desafiador.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Felipe Perez – Director IHS Markit Americas Refining & Marketing Research e Marcelo Gauto – Químico Industrial, Técnico da Petrobras, Especialista em Óleo e Gás 
    Moderadora: Fernanda Delgado 
    Apoio de mídia: EPBR

    A pandemia da COVID-19 exigiu de governos e cidadãos do mundo inteiro a entrar em isolamento social, quarentena. Com fronteiras fechadas e restrições de  viagens áreas, grande parte da população trabalhando remotamente, e a economia global enfrentando uma recessão, há uma destruição da demanda dos principais produtos refinados: QAV, gasolina e diesel. 
    Refinarias estão drasticamente cortando cargas, algumas parando por completo. Projetos e M&As estão sendo postergados ou cancelados. 
    Como o setor de downstream está enfrentando essa crise? Haverá consequências estruturais para o setor no curto e longo prazo? Como serão os planos de desinvestimentos da Petrobras no setor para quando do fim do isolamento?

    Como esse pano de fundo, a FGV Energia e a agência EPBR, primando pelo diálogo transparente e a disseminação de informação, convidaram para o debate dois especialistas no setor refinador, o Sr. Felipe Perez e o Sr. Marcelo Gauto, para discutir os contornos e as possibilidade para o downstream nacional no Brasil e no mundo.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Adriano Pires - CBIE e David Zylbersztajn - DZ Consultoria

    Moderadora: Fernanda Delgado

    Apoio de mídia: EPBR

    Pandemia, recessão, crise econômica, crise energética... nesse novo contexto ficam incertas as expectativas de preços do petróleo, os investimentos do setor, os volumes de oferta, demanda e produção, as estruturas de consumo de combustíveis, a transição energética. A fluidez se instala e o mundo adquire um novo ritmo.

    Para ajudar a pensar nesse novo ritmo a FGV Energia, em parceria com a agência EPBR, convidaram para o debate dois expoentes do cenário energético nacional: Adriano Pires (CBIE) e David Zylbersztajn (DZ Consultoria).

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrantes: Décio Oddone, ex-Diretor Geral da ANP; e Alexandre Manoel, ex-secretário de Energia dos Ministérios da Economia e da Fazenda.

    Moderadores: Felipe Maciel, Diretor da EPBR e Jornalista; e Nelson Narciso, Consultor Sênior O&G da FGV Energia

    Apoio de mídia: EPBR

    A nova dinâmica de preços internacionais do petróleo imposta por um uma pandemia e uma recessão econômica parece ser a nova realidade do mercado. Um novo patamar de preços deprimidos impõe um novo comportamento aos governos e seus planejamentos energéticos, às empresas de petróleo, ao setor parapetrolífero e à sociedade como um todo. Para falar sobre isso a FGV Energia e a agência EPBR convidaram os senhores Décio Oddone, ex-Diretor Geral da ANP e Alexandre Manoel, ex-secretário de Energia dos Ministérios da Economia e da Fazenda.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações
  • Palestrante: André Pepitone - ANEEL

    Moderadora: Gláucia Fernandes - FGV Energia

    A FGV Energia, com apoio institucional da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, convidaram para a aula inaugural do MBA Executivo em Administração: Negócios do Setor Elétrico, na qual foi feita uma avaliação dos efeitos da pandemia do COVID-19, com apresentação de propostas, de curto e médio prazo, para o enfrentamento.

    Por:
    FGV Energia
    visualizações

Páginas