FGV ENERGIA

Diretoria


Diretor executivo

Carlos Otavio de Vasconcellos Quintella é graduado em Engenharia Mecânica pela Centro Federal de Educação Tecnológica – (CEFET/RJ),  possui Mestrado em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE e é Doutorando em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ, além de Pós-Graduado em Administração de Empresas (MBA-Executivo) pela COPPEAD/UFRJ.

Carlos Otavio de Vasconcellos Quintella, desde 2013, é o diretor executivo da FGV Energia, Centro de estudo de Energia, ligado a Presidência da FGV, onde vem desenvolvendo projetos para as principais empresas públicas e privadas brasileiras, especialmente produzindo conhecimento de elevada qualidade e rigor acadêmico nas áreas de petróleo, gás natural, energia elétrica, nuclear, biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética, a FGV Energia desenvolve pesquisas, estudos e análises no setor energético, auxiliando organizações públicas, privadas e do terceiro setor na avaliação de investimentos e aplicações de recursos energéticos de maneira sustentável.

Linkedin

Currículo Lattes

Superintendente Comercial


Superintendente Comercial

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Gestão de Marketing pela COPPEAD/UFRJ, e ao longo de 22 anos atuou nas áreas de Comunicação/Marketing e Administração de empresas nacionais e multinacionais. Atualmente cursando MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Linkedin

Superintendente de Pesquisa


Superintendente de Pesquisa

Mestre em engenharia de produção, doutorando em sistemas computacionais pela COPPE/UFRJ. Em mais de 20 anos de experiência atuou em diferentes segmentos nas áreas de planejamento logístico, estratégico e operacional. No Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), coordenou projetos com foco em digitalização de processos técnicos e inteligência de negócios. Desde 2014, é Superintendente de Pesquisa da FGV Energia, onde coordena projetos de consultoria e P&D voltados para o aprimoramento do marco regulatório, desenhos de mercado e projeção de cenários para expansão de fontes renováveis, recursos energéticos distribuídos, abertura do mercado livre e o gás natural.

Seus interesses de pesquisa incluem: Planejamento Energético Integrado; Economia da Energia; e Ciência de Dados aplicada.

Linkedin

Currículo Lattes

Coordenador de Pesquisa


Coordenador de Pesquisa

Doutorando em Administração na EAESP, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização no Programa de Gestão Estratégica da INSEAD da França, Pós-Graduação em Finanças pela FGV e pelo IBMEC e economista. Professor de Estratégia e Precificação nos cursos da FGV, COPPE, PUC e ESPM. Pesquisador da FGV Energia, ex-Superintendente de Estudos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas responsável pelo acordo de cooperação técnica entre o IBRE e a ANS entre 2016-2019, coordenou o acordo de cooperação técnica com a ANS, entre 2016-2019, os trabalhos na área regulatória para a Abramge, e empresas de outros setores como Vale, Ambev, Transpetro, Oi, Abrapp, entre outras. Entre 2004 e 2006 foi Diretor de Estratégia Regulatória da Embratel e entre maio de 2002 a fev 2004 foi Superintendente Executivo da Anatel. Foi consultor do FUNBIO para a implantação de projetos ambientais com retorno. Trabalhou na análise econômico-financeira de Projetos na Camp Consultoria e na Projeta Consultoria Econômica. Foi Diretor Financeiro da DIVERJ.

Coordenadora de Pesquisa de O&G


Coordenadora de Pesquisa de O&G

Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ, se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras. Fez diversos cursos, além dos relativos a produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, desenvolvimento para Conselho de Administração.

Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras.

Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de exploração e e a de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras. 

Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas a Exploração e Produção.

Linkedin

Coordenador de Pesquisa do Setor Elétrico


Coordenador de Pesquisa do Setor Elétrico

Mestre em Engenharia Elétrica, pela COPPE/UFRJ. Pós-Graduado pela Universidade Cândido Mendes (MBA em Gestão Empresarial) e pelo IBMEC/RJ (MBA Executivo em Finanças). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ, e ainda doutorado incompleto em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ (créditos concluídos e aprovado no exame de qualificação). 

Coordenador de Pesquisa do Setor Elétrico da FGV Energia desde fevereiro de 2014. Membro titular do Corpo de Árbitros na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem (desde 2018). Membro Independente do Conselho de Administração da CHESF (desde 2019). Membro do Conselho Curador da ABDAN (desde 2020). Orientador de trabalhos de conclusão de curso do MBA em Setor Elétrico da FGV. Coordenador de projetos de pesquisa aplicada (P&D), com foco em energias renováveis complementares, recursos energéticos distribuídos, smart grid, eficiência energética, sustentabilidade, arranjos produtivos locais, economia circular e economia compartilhada. Especialista em qualidade de energia, planejamento elétrico do sistema e capacidade de carga de equipamentos, em particular, transformadores.

Trabalhou por 35 anos em FURNAS Centrais Elétricas (1979 a 2013), os últimos 5 anos (2008 a 2013) como Chefe de Gabinete da Presidência, tendo atuado como membro indicado por FURNAS no Conselho de Administração da Santo Antônio Energia (2011 a 2015) e no Conselho Deliberativo da Fundação Real Grandeza, fundo de pensão dos empregados de FURNAS e da Eletronuclear (2009 a 2015). Em Furnas, atuou ainda como gerente na área de comercialização e participou da implementação de planejamento estratégico e na otimização de processos para aumento da rentabilidade, redução de custos, otimização administrativa e melhoria da produtividade. Representante de FURNAS na ABRATE de 1999 a 2008, onde atuou como Coordenador do Grupo de Regulação e Contratos.

Linkedin

Currículo Lattes

Pesquisadores


Pesquisador

Mestre em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Gestão, pela UFF - Universidade Federal Fluminense e T.U. Braunschweig-Hannover (2008). Com graduação em Engenharia Elétrica pela UCP - Universidade Católica de Petrópolis (1980) e 5 (cinco) Especializações: em gestão de negócios IBMEC, analise de projetos FGV, qualidade UCP, distribuição de energia elétrica UFSC - Federal Santa Catarina, manutenção e operação Universidade MACKENZIE; e planejamento UFMG - Federal Minas Gerais. Atualmente, consultor e pesquisador na FGV ENERGIA.

Responsável Técnico da SUMMA Engenharia; engenheiro eletricista com 37 anos de carreira desenvolvida no Setor Elétrico com ênfase em Distribuição da Energia Elétrica e Transmissão da Energia Elétrica, com grande experiência nas áreas de operação, manutenção, performance da qualidade do produto e de serviços, e regulação técnica e comercial. Trabalhou até junho/2010 na Ampla Energia e Serviços SA, hoje ENEL Distribuição RIO; na CERJ, na ELETROBRAS; e como executivo no Grupo ENDESA. Representante nos principais fóruns do setor e, por 5 anos, coordenador do ‘Comitê Técnico’ da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE e por 3 anos coordenador do Subcomitê do Comitê de Distribuição – CODI (mérito). Como pesquisador Mestre, elaborou programas de Inovação (P&D e PEE) para agentes do Setor e liderou o processo de ‘start-up’ da Gestão do P&D na Ampla, responsável pela implantação do modelo e estrutura. Promoveu o Licenciamento Ambiental de atividades essenciais e de novos empreendimentos das subestações SE’s e LT’s.

Coordenação e elaboração do projeto Estratégico 'Programa Brasileiro de Redes Elétricas Inteligentes’ - Smart Grids, do site http://redesinteligentesbrasil.org.br/, com a ABRADEE. Aplicação da ‘Sistemática de Gestão de Ativos’, com base na ISO 55.000 (PAS 55), no Grupo ENERGISA. Avaliação e levantamento de ativos elétricos, sob aspectos financeiros, técnicos e ambientais em parceria com SIGLASUL e Price-PwC, para o BNDES, para a privatização das distribuidoras do Grupo ELETROBRÁS. Consultoria técnico-especializada na macrotemática de operação e manutenção do projeto estratégico ‘Prospecção Tecnológica no Setor de EE’, sob coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE.

Linkedin


Pesquisadora

Possui título de mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na COPPE. Atualmente, cursa o doutorado na mesma instituição com ênfase em pesquisa operacional, trabalhando com pesquisas voltadas para formulações matemáticas de problemas de Otimização Combinatória. Possui bacharel em Matemática Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com iniciação científica na área de Otimização Inteira. Trabalha como pesquisadora da FGV Energia, onde atua principalmente em projetos no Setor Energético. Seus interesses de pesquisa incluem: Aplicações de Pesquisa Operacional no Planejamento Energético; Data Science e Machine Learning aplicados ao Setor Energético.

Linkedin


Pesquisadora

Graduada em Engenharia Química e mestre em Ciência e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG), atualmente cursando doutorado em Bioenergia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – SP).

Atuou como estagiária na planta industrial da Alcoa na área de Engenharia de Processos, desenvolveu atividades voltadas para o acompanhamento do setor de produção e identificação de melhorias a partir da coleta de dados e realização de uma escala de produção para refusão do alumínio e consequentemente otimização do uso dos fornos.

No mestrado, atuou na área de tratamento e remoção de metais a partir da técnica de biossorção. O projeto desenvolvido foi intitulado, como: Processo de biossorção de Cu (II) e Zn (II) por biomassa anaeróbia em sua forma granular e em pó - Análise da capacidade de adsorção e estudo cinético.

No doutorado, atua na área de digestão anaeróbia visando o aproveitamento energético do biogás a partir de sistemas de co-digestão. O título do projeto: Produção de biogás a partir da integração de vinhaça com resíduos da pecuária.

E como pesquisadora da FGV, atua em projetos no setor de Óleo, Gás e Biocombustíveis.


Pesquisadora

Pesquisadora na FGV Energia e Coordenadora do MBA/FGV em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico. Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Obteve o título de Mestre em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e os títulos de Doutor em Finanças e Pós-doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio. Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante na University of Texas at Austin - McCombs School of Business. Foi Pesquisadora do Núcleo de Energia e Infraestrutura - NUPEI, no Departamento de Administração da PUC-Rio. Foi Assessora do Mestrado de Matemática Profmat, com núcleo no IMPA. Dentre seus interesses destacam-se: análise de risco, análise de projetos & investimento, estrutura de capital, modelos de opções com aplicações direcionadas ao Setor Elétrico Brasileiro.

Linkedin


Pesquisadora

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Iniciação Científica na Área de Geopolítica Energética do Petróleo no MERCOSUL com bolsa da Agência Nacional do Petróleo PRH-04 (2009-2014). Mestre em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação de Ciência Política na Universidade de São Paulo: Bolsista CAPES. “A Estruturação da Capacidade Regulatória no Setor Petrolífero Brasileiro: a Formação Institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).” (2017-2020) Pesquisadora Assistente do Projeto 42 – Marco Regulatório para a Captura e Armazenamento de Gás Carbônico no Research Centre for Gas Innovation (RCGI) no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) Programa de Pós Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (2020 – Julho de 2021).


Pesquisador

Doutorando em Engenharia Mecânica com ênfase em Sistemas Energéticos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Petróleo e Energia pela PUC-Rio, fazendo parte do projeto Atlas Rio Solar. Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, tendo realizado um ano de graduação sanduíche na Australian National University (ANU). Possui experiência de 8 anos em gerenciamento e execução de projetos voltados a geração de energia, sustentabilidade e educação. Responsável pela captação de recursos, elaboração de projetos, gerenciamento de equipes e prestação financeira de projetos financiados por grandes empresas como Alcoa/Arconic, Tetra Tech, MRV, Statkraft e Radix. Atuante no setor de energia solar fotovoltaica desde 2014 com diversas instalações concluídas e em funcionamento no Brasil. Atualmente pesquisador pela PUC-Rio no Projeto H2 (GUASCOR/PUC-Rio/GESEL) e pela FGV Energia.

Linkedin: www.linkedin.com/in/jhpa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8053987684026299


Pesquisador

João Teles é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É especializado em Operações de Sistemas Hidrotérmicos pela COPPE/UFRJ e pela Universidade de Waterloo, Canadá. Estagiou por três meses na British Columbia Hydro Co. Vancouver/Canadá – 1978/1979.

Na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) atuou como Gerente de Divisão de Planejamento Energético da CHESF, Assessor de Dep. Planejamento Energético e Comercialização da CHESF e Representante da CHESF na criação do MAE/CCEE. Teve passagem pela NC Energia/Neoenergia (2001 a 2017) como Gerente de Planejamento Energético e Mercado da NC Energia.
Atualmente é Consultor em Planejamento Energético da Operação, Regulação do Setor Elétrico e Comercialização de Energia Elétrica na JT3energia, e Consultor Sênior/Pesquisador na Fundação Getulio Vargas (FGV Energia).


Pesquisador

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com ênfase na cooperação em bioenergia com petro-Estados. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Iniciação Científica no Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira e especialidade em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Experiência em pesquisa no Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval (NAC/EGN), onde escreve para o Boletim Geocorrente e faz o mapeamento de crises na África Subsaariana. Trabalhou também na Vahalla Pesquisa e Educação, com ênfase em países exportadores de petróleo, suas vulnerabilidades estruturais e crises político-econômicas. Desenvolve projetos de pesquisa sobre transição energética e possui artigos publicados sobre cooperação internacional, segurança marítima, geopolítica da energia e petro-Estados.

LinkedIn


Pesquisador

Engenheiro de Computação e Informação pela UFRJ e Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ. Atualmente cursa o doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição. Sua atuação como pesquisador na UFRJ tem se dado na linha de Sistemas Inteligentes de Transporte, com participação em diversos projetos da área, tendo publicações em conferências nacionais e internacionais, e revistas acadêmicas. Tais projetos também envolvem técnicas de Otimização e Machine Learning.

Seus mais recentes projetos são:

- Sistemas de prevenção de colisões para carros e para o trem de levitação magnética MAGLEV-COBRA.
- Um sistema de navegação cega para o GPS, que permite encontrar a localização geográfica de carros mesmo quando não há cobertura.

Durante o doutorado, Lucas tem trabalhado com otimização de sinais de trânsito. Na FGV Energia, atua com projetos voltados ao Setor Elétrico brasileiro, sobretudo na área de análise de risco.

LinkedIn

Currículo Lattes


Pesquisador

Mestre em Regulação da Indústria da Energia pela Universidade Salvador. Engenheiro Eletricista e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Consultor Sênior da FGV Energia. Membro do corpo de árbitros da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Foi Diretor Presidente da NC Energia. Ocupou gerências técnicas e comerciais na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia– COELBA. Professor visitante da PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNIFACS-BA e POLI-PE. Foi Vice-Presidente e Diretor Técnico da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL. Foi conselheiro da Câmara Americana de Comércio AmCham em Pernambuco.

Linkedin


Pesquisadora

Mestre em Gestão de Empresas pela EBAPE da FGV, com MBA em Finanças Corporativas pela PUC/RJ e graduada em Administração pela mesma instituição.

Profissional com mais de 20 anos de experiência, com atuação nas áreas Financeira e de Qualidade. Vivência em empresas nacionais de diferentes segmentos: Banco de Investimento, Comércio e Consultoria. Experiência em projetos de avaliação de empresas (valuation), em estudos de equilíbrio econômico-financeiro, estudos setoriais e viabilidade de negócios.

Trabalhou na FGV, em consultoria, de 2004 a 2021, com atuação como técnico e gerente da área de Qualidade, com o acompanhamento de projetos nos setores público e privado, nas mais diversas áreas de gestão, bem como revisão de propostas e relatórios. Em 2022, regressou à FGV como pesquisadora, alocada na FGV Energia.

Assistente Administrativa


Assistente Administrativa

Graduada em administração de empresas pelo Centro Universitário Unicarioca e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 7 anos de experiência na área financeira do IDE Controladoria da FGV no cargo de assistente de finanças e controle. Desenvolvia as atividades de elaboração de fluxo, pagamentos em geral, folha de pagamento autônomos e funcionários, notas fiscais, cadastro de pessoa física e jurídica. Certificada pelo curso "Gerenciamento de Riscos em Projetos" e "Orçamento e Controle", da FGV Online.


Assistente Acadêmica

Formada na Faetec em gestão de qualidade e cursando Administração de Empresas na UFRJ, foi Jovem Aprendiz da área de contabilidade da FGV, possui experiência em atendimento ao público e hoje atua como Assistente acadêmica na FGV Energia.

LinkedIn

Estagiários


Estagiário

Estagiário de Pesquisa da FGV Energia e graduando em Economia pela FGV EPGE. Meu trabalho abrange principalmente projetos de P&D na Indústria de Óleo e Gás e Transição Energética. Mais recentemente, desenvolvi um grande interesse por indústrias não convencionais, contribuindo com publicações a respeito do desenvolvimento da indústria na América e as oportunidades para o Brasil, se desenvolvidas. Tenho conhecimentos nas áreas de Macroeconomia, Microeconomia e Finanças Corporativas desde o meu curso de graduação. A partir da minha participação na FGV Financial Market League, adquiri experiência com Pesquisa de Mercado, Análise de Empresas e Valuation.

LinkedIn

Pesquisadores Associados


Pesquisador Associado

Robson Gonçalves é economista, Mestre pela Unicamp, Bacharel pela USP. Atuou profissionalmente no Banco Central do Brasil, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Insper e Ibmec. É professor convidado dos MBAs da FGV, onde também atua como consultor sênior no IBRE – Instituto Brasileiro de Economia e na FGV Energia.


Pesquisador Associado

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas. É Mestre em estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Professor convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Consultor da Fundação Getúlio Vargas. Diretor da Sociedade Brasileira de Estatística e conselheiro do Conselho Federal de Estatística. Professor de Pesquisa e Análise de Mercado - IBMEC.


Pesquisador Associado

Há mais de 28 anos atuando no setor energético, com experiência em projetos dentro e fora do Brasil, este Engenheiro Mecânico por formação é M.Sc. em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, MBA em Gerência de Projetos pela EPGE e EBAPE/FGV e Pós-graduado em Uso Eficiente de Energia pelo CEFET/RJ. Especialista em tecnologias da energia, está capacitado a executar e conduzir estudos de planejamento energético, projetos de solução energética para empreendimentos industriais, estudos e projetos de geração e autoprodução de energia e projetos de eficiência energética. Possui sólidos conhecimentos em análise de negócio, engenharia conceitual e básica, avaliação técnico–econômica de empreendimentos, gestão de projetos e gestão de ativos. Já exerceu a liderança de equipes multidisciplinares em várias oportunidades, tendo sido responsável técnico pela disciplina processo e pela engenharia em diversos projetos. Tem experiência como gestor de contratos de fornecimento e de prestação de serviços técnicos.


Pesquisador

Eduardo G. Pereira atua ativamente na indústria de petróleo e gás há vários anos e é especialista em Joint Opereting Agreements. Sua experiência neste no setor de petróleo e gás - tanto acadêmica quanto prática - é extensa. Tem experiência prática em mais de 40 jurisdições, incluindo América, Europa, África e Ásia. Dr. Pereira concluiu sua tese de doutorado em joint ventures da indústria de petróleo e gás na Universidade de Aberdeen, Escócia. Dr. Pereira fez um pós-doutorado no Oxford Institute for Energy Studies (Universidade de Oxford, Inglaterra) e outro no Scandinavian Institute of Maritime Law (Universidade de Oslo, Noruega). É professor de recursos naturais e direito energético em diversas instituições ao redor do mundo seja como professor integral, tempo parcial, visitante, adjunto e/ou pesquisador. Ele também é editor-chefe da African Journal on Energy, Natural Resources and Environmental Lawe editor associado da OGEL. Ele é autor e editor de diversos livros várias publicações de petróleo e gás. Maiores informações podem ser obtidas através do seu website: www.eduardogpereira.com

LinkedIn

Consultores Associados


Consultor Energia Internacional

Celso Torino, natural de Piquete - SP, formou-se em Engenharia Elétrica em Sistemas de Potência em 1988 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com pós graduação em Automação de Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1996 e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP em 2011 com Internacional Residency em Vanderbilt University, também tem formação em Conselho de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2021. Seja pelo MBA FIA, seja pela Comitiva Itaipu-Eletrobrás, por duas oportunidades participou de programas de intercâmbio de negócios e capacitação com a China especialmente com a China Three Gorges Corporation.

Iniciou sua carreira como engenheiro especialista em Estudos Elétricos e Automação de Usinas em ITAIPU em 1989. Antes de trabalhar na usina, teve experiência de um ano como trainee, em Furnas Centrais Elétricas e na empresa privada Geotécnica. Na Itaipu, a partir de 2001, atuou como Gerente da Divisão de Operação da Usina e Subestações por 10 anos, Superintendente de Operações por 9 anos quando em 2019, é nomeado como Diretor Técnico Executivo, o primeiro diretor técnico de carreira na Itaipu, cargo que exerceu até 2022 quando se aposenta após quase 34 anos de carreira na empresa binacional. No período em que atuou como Diretor Técnico Executivo da Itaipu, foi representante brasileiro da Itaipu no CADOP (Compra e Venda de Serviços de Eletricidade da ITAIPU) juntamente com o Diretor de Geração e Comercialização da Eletrobrás e com os representantes paraguaios da Itaipu e da ANDE. No mesmo período, acumulou a função de Coordenador do Grupo de Trabalho brasileiro da ITAIPU Binacional de suporte técnico ao Ministério de Minas e Energia e ao Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) para Revisão do Anexo C do Tratado da Itaipu.

Atuou como Conselheiro em diversas instituições do Setor de Energia como Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Associação Brasileira de Geradores (ABRAGE), Associação Brasileira de Transmissores (ABRATE) e Memória da Eletricidade. Atualmente, além das funções de Consultor Associado da FGV Energia, membro do Comitê de Energia da Academia Nacional de Engenharia e membro do Cigré Brasil, é Vice-Presidente de Gestão Portfólio e Segmentos de Mercado da CIER (Comissão para Integração Energética da América Latina).


Consultor Óleo & Gás

Formou-se em Economia em 1966 pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fez o curso de pós-graduação BTC – Business Training Course, na General Eletric, onde trabalhou de janeiro de 1967 a dezembro de 1968.

Trabalhou na ESSO - Esso Brasileira de Petróleo durante 35 anos, de 1969 a 2003.

De 1975 a 1988 trabalhou no Departamento de Suprimentos e Distribuição, onde exerceu as atividades de Planejamento de Suprimentos e de Transporte, tenho feito 2 cursos  na ExxonMobil nos USA, relativos às (1) áreas de influência de bases de distribuição e (2) operação de dutos de petróleo cru e seus derivadas.

A partir de 1989, ainda como funcionário da ESSO, foi cedido ao SINDICOM - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, para exercer o cargo de Coordenador de Preços e depois, após a liberação dos preços, como Diretor de Regulação, sendo o representante das distribuidoras de combustíveis junto às entidades governamentais, entidades de classe e principais fornecedores, por um período de 15 anos.

Como Coordenador de Preços e de Regulação, representou as distribuidoras junto ao Governo Federal (CNP, DNC, ANP, Ministério da Fazenda, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Estadual (GT-05, COTEPE, CONFAZ e Secretarias Estaduais de Fazenda), bem como junto a Fecombustíveis, Petrobrás e ÚNICA, onde se destacaram os seguintes processos marcantes:

Desequalização dos preços dos combustíveis (1990 a 1995);

URV’erização dos preços e das margens de comercialização dos combustíveis, fase anterior ao Plano Real (1° semestre de 1994);

Concentração da tributação dos combustíveis (PPE, CIDE, PIS/COFINS e ICMS) (1988 a 2001);

Liberação dos preços dos combustíveis (1996 a 2001).

Com sua aposentadoria na Esso em dezembro de 2003, assumiu em janeiro de 2004 o cargo de Diretor de Tributação do SINDICOM, cargo que ocupou por 8 anos, até dezembro de 2011.


Consultor - Jurídico

Bacharel em Direito pela PUC/MG, Especialista em Administração Tributária nas Empresas pela Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, especialista em Direito de Empresas pelo PUC/MG e especialista em Regulação do setor de Energia Elétrica pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ). Na Fundação Getulio Vargas é membro titular do Corpo de Árbitros na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem e Consultor Jurídico da FGV Energia. Na Ordem dos Advogados do Brasil é Presidente da Comissão de Energia do Conselho Federal. Com relação a sua atuação acadêmica destacam-se as seguintes posições: Professor do curso de Pós Graduação em Direito de Energia da UniCEUB - Centro Universitário de Brasília, Professor do Curso FGV Law Program – Energia Elétrica Aspectos Jurídicos, Professor do curso de extensão de Direito e Energia Elétrica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, Professor do curso de extensão em Direito de Energia promovido pela Ordem dos Advogados de Moçambique em Maputo e Coordenador e Professor do Curso de Direito de Energia da Escola Superior de Advocacia (OAB/SP).

Linkedin


Consultora - Gás

Ieda possui mais de 35 anos de experiência internacional em empresas e projetos nos setores de petróleo, gás, energia e infrastrutura. Atuou em posições de liderança por mais de 13 anos na BP plc, em Londres e no Brasil, tendo exercido os cargos de Vice Presidente de New Ventures, Presidente BP Brazil, VP Latin America Gas and VP Market Development BP Solar. Antes da BP, Ieda foi Presidente da Companhia de Gás de São Paulo(Comgas), 1995-1998.

Ieda é membro do Conselho de Administração da Bureau Veritas (França), Grupo Saint Gobain (França), Exterran Corporation (EUA) e Prumo Logística (Brasil). Ieda é Senior Visiting Research Fellow no Oxford Institute for Energy Studies e Senior Adviser da FGV Energia.

É também membro do Conselho da Camara de Comércio Brasil-Grã Bretanha em Londres, diretora na Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura da FIESP e também colunista da Brasil Energia. É membro do Conselho da WILL-Women in Leadership in Latin America, membro do WEF-Chapter Zero ( França) e representa os usuários de energia no Climate Change Citizens Forum da Isle of Man.

Engenheira Quimica pela UFBA, com mestrados em Energia pela USP e Engenharia Ambiental pela Ecole Polytechnique Federale de Lausane. Recebeu o prêmio Veuve Clicquot - Business Woman of the Year – Brasil (2001-2002) e tem dezenas de artigos e trabalhos publicados sobre energia e gás natural.

Linkedin


Consultor

Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV). Foi Coordenador Geral de Serviços Públicos e Infraestrutura na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda entre 2001 e 2002. Também foi pesquisador no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV por 12 anos. Atualmente é consultor, Professor-Adjunto na FCE/UERJ, e ministra diversos cursos na FGV. Publicou diversos artigos - em revistas acadêmicas e na imprensa - em temas ligados à organização industrial, regulação, desenvolvimento econômico, inovação e política industrial.

Linkedin

Currículo Lattes


Consultor - Biocombustível

Formado em Geologia pela USP, especializou-se em Geologia do Petróleo na Petrobras e obteve o título de Mestre em “Environmental Analysis and Dynamics” pela University of Hull (Inglaterra). Concluiu MBA em Gestão de Negócios pela USP e participou de programas de educação executiva na Amana Key, Insead, Wharton, Harvard, Fundação dom Cabral e London School of Business. Trabalhou por 30 anos na Petrobras, onde ocupou diversas funções gerenciais, destacando-se a Gerência Corporativa de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Área de Exploração & Produção; Gerência de Qualidade e SMS da Área Internacional; e a Gerência de Avaliação do Desempenho Empresarial da Área internacional. Atuou por 6 anos na Petrobras Biocombustível (PBIO), onde veio a ser Diretor de Etanol e de Suprimento Agrícola, participando também dos Conselhos de Administração das empresas Guarani S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A. e Bambuí Bioenergia S.A.

Linkedin


Consultor - Óleo e Gás

Pós-graduado em Administração Industrial e Engenharia Economica pela UFRJ e Engenheiro Mecânico. Na direção de empresas prestadoras de serviços e operadoras para o setor de petróleo e gás natural, como HRT Africa, Halliburton, ABB, Vetco Gray, e Hughes WKM, acumulou em mais de 35 anos de experiencia, profundo conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios de exploração & produção, construção e logística de plataformas, projeto, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos submarinos além de start-ups de operações no Brasil, Angola e Namíbia. Foi Diretor da Agencia Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP) no periodo de Junho de 2006 a Junho de 2010, tendo liderado a criação da Coordenadoria de Conteúdo Nacional, liderado os Programas de Redução de queimas de gás, de Melhoria da Medição Fiscal da Produção, das Rodads de Licitação e Sistema Integrado de MovimentaÇção de produtos. Professor convidado pela Brown University (BIARI - Brown International Advanced Research Institutes); e palestrante nas seguintes universidades: Oxford University, MIT -  Massachussetts Institute of Technology, Columbia University, USP - Universidade de São, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro nas quais ministrou aulas sobre O Papel do Regulador; O Exercício da Regulação da Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil; Energias Fósseis e Renováveis, BRICS em Africa, A Experiencia Brasileira no Conteúdo Nacional, etc.

Linkedin