Descrição:

Abertura: Fernando Coelho Filho - Deputado Federal e ex-Ministro do MME

Palestrantes: Carlos Pascual - IHS Markit; e Francisco Monaldi - Baker Institute Fellow

Moderadora: Fernanda Delgado - FGV Energia

Os fundamentos do mercado são tão importantes para determinar os preços da energia quanto os aspectos geopolíticos. Diferentemente de antes, quando o equilíbrio entre oferta e demanda era resultado do comportamento do petróleo simplesmente como uma commodity, o cenário atual sugere que restrições geopolíticas influenciam fortemente os preços do petróleo. Nesse contexto, a OPEP e a OPEP + recuperam seu poder discricionário sobre o mercado de petróleo. O Oriente Médio está no epicentro desse desequilíbrio do mercado de risco. Paralelamente, o advento das energias renováveis está contribuindo para um salto à frente do carvão e de outras fontes de energia fósseis.

Como tudo isso coexiste e como afeta os mercados globais de energia é o que será discutido nesse webinar.

Realização: FGV Energia e Banker Institute
Patrocínio: Shell