A FGV Energia planeja e realiza Conferências, Seminários, Congressos e Discussões Temáticas, individualmente ou em parceria com outras unidades da FGV e/ou renomadas entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

As eleições americanas, o Plano Biden e a geopolítica da energia

10 ago

Data: 10/08/20

Hora: 18h

Local: Youtube

Assista o vídeo: https://youtu.be/U81_ZshoFyk

Um tema pouco falado no Brasil desde o início do caos pandêmico tem sido as eleições norte-americanas. Acredita-se que estas não deverão ser apenas uma usual escolha de presidente ou alternância de partido político. Entende-se que são grandes as chances de um governo mais moderado e colaborativo do ponto de vista das relações internacionais, capaz de um novo contrato social e um ajustamento ao novo jogo de poder multipolar. 

Nesse esteio, quais as implicações dessas eleições para o Brasil do ponto de vista politico, colaborativo e energético? Como fica a agenda ambiental e energética brasileira alinhada com o atual presidente americano, no caso de um novo presidente? Como ajustar o descompasso, o isolamento e, em alguma medida, a hostilidade da política externa brasileira?

 

Palestrantes:

Adriana Erthal Abdenur - Plataforma Cipó

Fernanda Delgado - FGV Energia

Márcio Zanetti - The Economist Intelligence Unit

Marlos Lima - FGV DINT

Paulo Sotero - Wilson Center

Moderador: Felipe Maciel - EPBR

Co-Realização: The Economist e EPBR

Video: