Encontro de Comercializadores de Energia do Rio de Janeiro
O Grupo dos Comercializadores de Energia do Rio de Janeiro, coordenado pela FGV Energia e integrado pelas empresas de comercialização sediadas na cidade reuniu-se no dia 09/09 para debater sobre empreendimentos de fontes renováveis no mercado livre de energia.
A mesa-redonda, composta por Alessandra Amaral – Diretora de energia e comercialização da Light; Carolina Szczerbacki – Líder de comercialização e regulação da Rio Energy; e Kátia Monnerat – líder de comercialização e regulação da Voltalia, foi mediada por Paulo Cunha – consultor da FGV Energia.
As discussões indicaram que os aprimoramentos regulatórios em discussão no âmbito do Grupo de Trabalho para a Modernização do Setor Elétrico, tais como a adoção do preço horário, a separação da contração e lastro e energia, bem como a redução dos limites de elegibilidade para o acesso ao mercado livre poderão afetar a atratividade dos empreendimentos de fontes renováveis. Dessa forma, a implementação desses avanços exigirá cautela na avaliação dos impactos.
Participaram do encontro representantes das empresas Celer, Neoenergia, Energisa, Furnas, Light, Petrobras, Rio Energy, Solenergia e Voltalia.