A cartilha “Doing Business with the The Brazilian Onshore Environment” é um produto do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE 2020), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a FGV Energia, contando também com a participação de vários agentes públicos e privados.
O documento pretende ser um facilitador para potenciais investidores no onshore brasileiro, que consideram, em suas análises, a qualidade do ambiente de negócios, os fatores determinantes da competitividade de um País, a estabilidade macroeconômica, o desenvolvimento do sistema financeiro, o tamanho do mercado, a segurança jurídica e a qualidade da força de trabalho, dentre outros aspectos.
O momento para a publicação deste documento não poderia ser mais oportuno: enfrentamos uma das mais desafiadoras fases da indústria de petróleo e gás natural das últimas décadas. O Programa REATE 2020 ganha força na medida em que se precisa buscar, com afinco ainda maior, ações que atraiam investimentos para o onshore do País.
Assim, a publicação “Doing Business on The Brazilian Onshore Environment” é reflexo do empenho de diversas entidades que participaram da elaboração deste importante documento, e que trabalham diariamente para a construção de um Brasil melhor.