Pesquisador

João Victor Marques Cardoso é pesquisador do Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas, a FGV Energia, onde executa e coordena estudos políticos e econômicos sobre a indústria de petróleo e gás, biocombustíveis e outras tecnologias de baixo carbono. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco no setor energético e na cooperação internacional para o desenvolvimento. Em sua carreira, acumulou mais de nove anos de experiência em análise geopolítica e mapeamento de crises como membro do Núcleo de Avaliação da Conjuntura na Escola de Guerra Naval. Seu trabalho inclui relatórios, policy briefs, artigos e capítulos de livros que exploram áreas como mudança climática, transição energética, segurança energética, geopolítica da energia, políticas de descarbonização e outros.