
Francisco Victer é Doutorando em Economia e Finanças e Mestre em Economia e Finanças, com ênfase em Energia e Ciência de Dados, pela EPGE da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica da UFRJ.
Desenvolve estudos na area de energia há 9 anos, desde o Curso Técnico em Petroleo e Gas, realizado no Instituto Federal Fluminense ( IFF). Tem sido palestrante convidado em diversos eventos nacionais e internacionais na área de energia e atualmente concentra seus estudos na área de transição energética através da utilização de baterias, armazenamento, geração e transmissao eletrica, geotermia e na modelagem de infraestrutura para data centers, com diversos artigos tecnicos produzidos sobre esses temas, tendo recebido, na fase acadêmica da engenharia, o "Premio CREA de Iniciaçao Cientifica e Tecnologica de 2024" e o "Premio Destaque 2024" da Politecnica da UFRJ.
Trabalhou na área de desenvolvimento e modelagem de projetos de geração de energia na empresa Natural Energia e atualmente é Analista de Pesquisa Energética, concursado, atuando na Presidência da EPE, empresa ligada ao Ministério de Minas e Energia. É membro do Conselho de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Subchefe da Divisão Técnica de Energia do Clube de Engenharia, onde também é Conselheiro eleito e Consultor da Comissao de Ciencias Politicas e Economia da OAB-RJ. É "Pesquisador Associado" da FGV Energia desde 2023 onde tambem é Professor no MBA de Petroleo, Gás e Transiçao Energetica.
Nas áreas voltadas ao compromisso com a sociedade, é Fundador e Diretor Executivo do Grupo de Voluntariado "Engenhando a Cidade", criado em 2021, voltado a fomentar ações ambientais e produzir soluções de engenharia para problemas urbanos, e incentivar jovens estudantes, onde foi reconhecido com a "Medalha Pedro Ernesto" pela Camara Municipal do Rio de Janeiro e a "Medalha Avante Bombeiro" do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e "Premio Edison Luís " pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
