
O Fórum Nacional dos Secretários de Minas e Energia (FNSME) e a FGV Energia realizaram, no dia 22 de setembro de 2025, às 19h, o lançamento do estudo “Levantamento de Projetos e Iniciativas estaduais voltadas à Transição Energética” na cerimônia de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), na Casa da Energia (Lago Sul, Brasília/DF). Com o reconhecimento de 14 projetos e planos estaduais inovadores em transição, planejamento e segurança energética, a Pesquisa da FGV Energia revela que mais de 40% das iniciativas mapeadas são voltadas para energias renováveis e 20% para gás natural, com foco em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda em municípios mais isolados e capacitação de mão-de-obra local. O evento restrito a convidados contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais, como o Governador do Amazonas, Wilson Lima, além de representantes das principais instituições e empresas do setor.
A iniciativa conjunta do FNSME e da FGV Energia pretende ser uma contribuição estratégica para o monitoramento e incentivo ao cumprimento de metas climáticas estaduais e nacionais, além de fomentar a replicação de boas práticas que integram segurança energética, sustentabilidade e desenvolvimento econômico regional. Os projetos destacados refletem o protagonismo dos estados no avanço da agenda de energia limpa e transição justa no Brasil.
Números Macros:
● 14 projetos enviados: 03 concluídos; 01 em contratação e 10 em execução;
● Principais eixos temáticos: 07 projetos sobre energias renováveis (46,7%); 03 de gás natural (20%); 02 de combustíveis sustentáveis (13,3%); 02 de distribuição elétrica (13,3%); 01 de mineração (6,7%);
● Os projetos têm alinhamento político com as metas climáticas brasileiras até 2035; metas de descarbonização estaduais; o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050); o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e os Objetivos Sustentáveis da ONU.
