Celso Torino, natural de Piquete - SP, formou-se em Engenharia Elétrica em Sistemas de Potência em 1988 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com pós graduação em Automação de Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1996 e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP em 2011 com Internacional Residency em Vanderbilt University, também tem formação em Conselho de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2021. Seja pelo MBA FIA, seja pela Comitiva Itaipu-Eletrobrás, por duas oportunidades participou de programas de intercâmbio de negócios e capacitação com a China especialmente com a China Three Gorges Corporation.
Iniciou sua carreira como engenheiro especialista em Estudos Elétricos e Automação de Usinas em ITAIPU em 1989. Antes de trabalhar na usina, teve experiência de um ano como trainee, em Furnas Centrais Elétricas e na empresa privada Geotécnica. Na Itaipu, a partir de 2001, atuou como Gerente da Divisão de Operação da Usina e Subestações por 10 anos, Superintendente de Operações por 9 anos quando em 2019, é nomeado como Diretor Técnico Executivo, o primeiro diretor técnico de carreira na Itaipu, cargo que exerceu até 2022 quando se aposenta após quase 34 anos de carreira na empresa binacional. No período em que atuou como Diretor Técnico Executivo da Itaipu, foi representante brasileiro da Itaipu no CADOP (Compra e Venda de Serviços de Eletricidade da ITAIPU) juntamente com o Diretor de Geração e Comercialização da Eletrobrás e com os representantes paraguaios da Itaipu e da ANDE. No mesmo período, acumulou a função de Coordenador do Grupo de Trabalho brasileiro da ITAIPU Binacional de suporte técnico ao Ministério de Minas e Energia e ao Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) para Revisão do Anexo C do Tratado da Itaipu.
Atuou como Conselheiro em diversas instituições do Setor de Energia como Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Associação Brasileira de Geradores (ABRAGE), Associação Brasileira de Transmissores (ABRATE) e Memória da Eletricidade. Atualmente, além das funções de Consultor Associado da FGV Energia, membro do Comitê de Energia da Academia Nacional de Engenharia e membro do Cigré Brasil, é Vice-Presidente de Gestão Portfólio e Segmentos de Mercado da CIER (Comissão para Integração Energética da América Latina).