Energia, Política e Economia no Feminino

Veronica Coelho – Equinor Brasil
Anelise Lara – IBP e Ex-Petrobras

Painel 3
Moderadora: Lia Rizzo – Universa (UOL)
Ana Paula Padrão – Bandeirantes
Solange David – Cigré Brasil e Aeris
Monica Marcondes – Santander

Painel 4
Moderadora: Agnes da Costa – MME / Sim, elas Existem / EMPODEREC
Vladia Regis – Eletrobras
Elbia Gannoum – Presidente, ABEEólica

Painel 5
Moderadora: Carmen Migueles – FGV
Gisele Mangifeste – Total E&P Brazil/ WISTA BRAZIL
Luciana Guerise – ATP

Celebrado desde o início do século XX, originalmente como parte da luta pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino, e desde 1975 oficialmente instituído pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 08 de março em mais de 100 países. O objetivo é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

O ano de 2020 teve como tema o objetivo de concretizar os direitos das mulheres. O consenso global emergente é que, apesar de alguns progressos, as mudanças reais têm sido lentas para a maioria das mulheres e meninas em todo o mundo. Hoje, nenhum país pode afirmar ter alcançado a igualdade de gênero e vários obstáculos permanecem inalterados na lei e na cultura.

A pandemia da Covid-19, entretanto, deixou claros tanto a centralidade das contribuições femininas quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam, fazendo com que o lema do Dia Internacional da Mulher 2021 seja "Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19?. Mulheres líderes e organizações de mulheres demonstraram suas habilidades, conhecimentos e redes para liderar efetivamente os esforços de resposta e recuperação da COVID-19. Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes, e fazem contribuições insubstituíveis para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos.

Para celebrar esse dia e portar com bravura a bandeira da equidade de gênero, a FGV Energia e o grupo Mulheres de Energia se reuniram com um dream team para discutir mais do que economia, política e energia, mas para discutirem, exporem, debaterem, mostrarem as MULHERES.

Video: