FGV Energia lança pesquisa sobre setor petrolífero brasileiro
A FGV Energia e a Accenture Strategy uniram esforços para a realização do Monitor de Atratividade dos Investimentos no setor petrolífero no Brasil, uma pesquisa de opinião realizada com mais de 70 executivos do setor de O&G, compreendendo pontos de vista de petroleiras, fornecedores, setor público, entre outros. De forma isenta e consistente, a FGV Energia e a Accenture Strategy oferecem a sociedade brasileira os resultados dessa pesquisa, na certeza de que transparência, qualidade e acesso à informação reduzem os custos de transação e alavancam o desenvolvimento do setor e, por conseguinte, do país.
O lançamento aconteceu durante um almoço realizado no dia 11 de agosto, no foyer da presidência da Fundação Getúlio Vargas. Foram recebidos aproximadamente 30 convidados dentre executivos do setor, de instituições tais como Sr. Décio Oddone, Diretor-Geral ANP, Sr. Hércules Tadeu, Diretor de Gestão de Contratos PPSA, Sr. José Mauro, EPE, Sr. Jorge Camargo, presidente da IBP, entre outros. O estudo foi conduzido em torno de sete blocos temáticos que tratam de questões da indústria, buscando identificar aspectos estruturais e tendências em cada uma das frentes mapeadas: expectativas gerais para o mercado, investimentos e competitividade no Brasil, mudanças regulatórias, desinvestimentos Petrobras, agenda de leilões de blocos exploratórios, conteúdo local e unitização.
Nessa publicação, FGV Energia e Accentury Strategy buscam jogar uma luz estatisticamente embasada sobre as principais questões do setor, de forma a fornecer, de maneira isenta e transparente, informações que possibilitem desenvolver uma visão clara, colaborando com a identificação de ações que maximizem o potencial petrolífero nacional.