Lançamento do Caderno de Petróleo FGV Energia
A FGV Energia, em parceria com a Accenture, vem trabalhando no diagnóstico dos principais entraves ao desenvolvimento harmônico da indústria de petróleo brasileira.
O resultado deste trabalho está consolidado na publicação Caderno de Petróleo, onde são endereçadas questões que entendemos serem críticas para que a indústria possa proporcionar, além de suprimento de petróleo, desdobramentos positivos para toda a Economia, como geração de mais empregos e recursos ao país.
Apesar da importância das variáveis conjunturais, nosso trabalho enfatizou a problemática estrutural, de forma a fazer uma discussão mais aprofundada, que sirva de plataforma para um debate evolutivo sobre o setor. Desta forma, além da conjuntura atual de preços baixos do petróleo, de restrição de investimentos da Petrobras e de ambiente macroeconômico deteriorado, são abordados, com mais profundidade, temas como política industrial e ferramenta de conteúdo local, papel das instituições do setor de óleo e gás, regime de partilha, lei do operador único, agenda de rodadas de licitação de blocos, unitização e licenciamento ambiental. Sempre para o contexto nacional e com olhar econômico.
O evento de lançamento aconteceu no dia 22 de outubro na sede da Fundação Getulio Vargas, com a apresentação das principais questões levantadas na publicação, seguida de um debate onde estavam presentes o Sr. Andre Olinto – Vice-Presidente Sênior - Schlumberger Business Consulting, Sr. José Gutman - Diretor – ANP, Sr. Gelson Serva - Diretor – EPE, Sr. Jorge Camargo - Presidente – IBP e o Sr. Bruno Musso - Superintendente – ONIP.