A FGV Energia planeja e realiza Conferências, Seminários, Congressos e Discussões Temáticas, individualmente ou em parceria com outras unidades da FGV e/ou renomadas entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

Major oil companies: a indústria do petróleo está mostrando sinais de recuperação da crise do coronavírus?

01 jun

Data: 01/06/2020
Hora: 18h30
Local: Youtube

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wSrpKGvJxO4

A natureza da recuperação da demanda moldará a saída da crise do petróleo em 2020. Assim como a descoberta de uma vacina, e a aceleração de tendências tecnológicas pré-existentes em direção a operações mais eficientes. 
O formato da recuperação da demanda será “o fator chave” na determinação dos resultados futuros dos mercados de petróleo, com muitas variáveis em jogo - principalmente se a demanda voltará ou não aos níveis anteriores a crise.

Enquanto as empresas buscam saídas com cortes de investimentos, redução de jornadas de trabalho, hibernação de atividades, há uma agenda paralela de compromissos governamentais que podem ajudar ao setor. Não bem como uma tábua de salvação, mas como um alento no resgate de empregos e arrecadação futura de receitas. Fala-se na possibilidade de redução de royalties, fim do contrato de partilha, disponibilidade de crédito, licenciamento ambiental mais expedito, rediscutir o conteúdo local, manutenção do plano de desinvestimentos da Petrobras... Além, claro, da intensificação do investimento em energias mais renováveis em seus roteiros de recuperação econômica, enfatizadas pela aceleração em se estabelecer agendas de baixo carbono.

Nesse espectro de possibilidades, qual a mais importante para manter o Brasil como ponto central de seus portfólios? E para além dessas medidas, que outras?

Video: