FGV Energia realiza Seminário de Otimização e Estatística

Felipe Gonçalves, Superintendente de Ensino e P&D da FGV Energia - 11/01/2018
André Marcato (UFJF) - 11/01/2018
Ivo Silva Jr. (UFJF) - 11/01/2018
Coffee Break - 11/01/2018
Coffee Break - 11/01/2018
11/01/2018
Larissa Resende (FGV Energia) - 11/01/2018
André Lawson (FGV Energia) - 11/01/2018
Alexandre Street (PUC -Rio) - 11/01/2018

No dia 11 de janeiro ocorreu o primeiro dia do “Seminário de Otimização e Estatística aplicados ao Setor Elétrico Brasileiro” na Ebape/FGV. Seu objetivo é estimular o amplo debate sobre modelos e metodologias aplicados ao setor, reunindo pesquisadores e suas contribuições para os diversos desafios existentes no Brasil. O primeiro dia do evento foi dedicado aos modelos de otimização e contou com a participação de um público especializado no setor.

Na palestra inicial o prof. André Marcato, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), introduziu conceitos sobre Programação Dinâmica Estocástica, Programação Dual Dinâmica Estocástica, estimação da função de custo futuro e planejamento e operação de médio e longo prazo do SEB. A segunda palestra, feita pelo professor Ivo Silva Jr., da UFJF, o assunto principal foi sobre métodos de otimização bioinspirados e como os mesmos podem ser aplicados para sazonalização da energia assegurada e calibração dos modelos de chuva-vazão.

Após breve intervalo, Larissa Resende, da FGV Energia, iniciou a terceira apresentação trazendo para debate questões relacionadas ao armazenamento de gás natural e possíveis benefícios para o setor. André Lawson, da FGV Energia, analisou os impactos na operação do sistema quando a estrutura de revelação de incertezas e o processo decisório empregados no planejamento se baseiam numa visão otimista da realidade. A última palestra do dia ficou com Alexandre Street, da PUC-Rio, que apresentou o custo da inconsistência entre os modelos e a realidade operativa.

O segundo dia do evento ocorrerá no dia 18 de janeiro e será dedicado à estatística aplicada ao setor elétrico. Estão confirmados os seguintes palestrantes: Alessandro Soares, da PSR, Ana Paula Delfino, da PUC-Rio, Guilherme Pereira, da FGV Energia, Paula Maçaira, da PUC-Rio, Reinaldo Castro Souza e Fernando Cyrino, ambos da PUC-Rio e Yasmin Cyrillo, da PUC-Rio.