SIEN 2016 terá parceria da FGV Energia

Fonte: Revista Fator Brasil

A FGV Energia, Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, acaba de firmar parceria com a Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos para a realização do Seminário Internacional de Energia Nuclear – SIEN 2016. As instituições vão cooperar no planejamento e organização do evento que chega, em 2016, à sétima edição. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro.

Tendo como tema central este ano “Um novo modelo de financiamento para o negócio nuclear”, o SIEN reúne empresas públicas e privadas, governo, fabricantes de equipamentos, suprimentos, tecnologia, empresas de engenharia e projetos, institutos de pesquisa, associações técnicas, profissionais e empresariais, nacionais e internacionais. O objetivo do SIEN é dinamizar o debate e apresentar soluções e novas tecnologias para o desenvolvimento nuclear, criando um espaço importante para a discussão e intercâmbio técnico-profissional, além de um ambiente favorável para a realização de negócios.

Estudo sobre Energia Nuclear — A FGV Energia tem o objetivo de gerar, transmitir e aplicar conhecimento para o desenvolvimento do país no setor energético, desenvolvendo pesquisas, estudos e análises no setor energético nas áreas de petróleo, gás natural, energia elétrica, energia nuclear, biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética, auxiliando organizações públicas, empresariais e do terceiro setor na avaliação de investimentos e aplicações de recursos energéticos de maneira sustentável.

Em abril deste ano, a FGV Energia lançou o Caderno FGV Energia de Energia Nuclear, promovendo um debate sobre o tema com o objetivo de estimular a reflexão sobre uma estrutura de planejamento energético, onde a definição do portfólio de fontes considere o potencial de desenvolvimento econômico e a geração de renda dos projetos de térmicas sem que seja necessário abrir mão do controle de emissões e da sustentabilidade ambiental.

A publicação contou com a colaboração de profissionais da Eletronuclear e de outras instituições do setor. O prólogo é assinado pelo diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, Leonam dos Santos Guimarães. O Caderno tem capítulos sobre tecnologia nuclear, segurança e confiabilidade, energia nuclear no mundo, perspectivas para o Brasil e um modelo de negócio para a geração de energia nuclear no Brasil.

Segundo a pesquisadora da FGV Energia e uma das autoras da publicação, Renata Hamilton de Ruiz, “a energia nuclear é uma fonte limpa, que não emite poluentes atmosféricos nem gases do efeito estufa e é a quarta maior fonte geradora de eletricidade do mundo, sendo usada em mais de 30 países. Por isso, tem sido colocada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a Agência Internacional de Energia (IEA) como uma das tecnologias a serem consideradas nas iniciativas para redução de emissões”.

Potencial nuclear — O setor nuclear é visto hoje como uma opção estratégica para dar suporte a retomada do crescimento do País de forma segura e sustentável, garantindo a geração de energia limpa. Na visão de especialistas, o setor mobiliza grandes investimentos, gera empregos, direta e indiretamente, em quantidade e qualidade, cria oportunidades econômico-sociais em inúmeras regiões do Brasil, é uma alternativa limpa e segura de geração de energia, atrai capital internacional e ainda incentiva a pesquisa e a formação de mão de obra especializada. 

Nesta sétima edição, o SIEN 2016 prevê, além desse debate, a edição da 2ª Exponuclear, criada com o objetivo de estimular as empresas a mostrarem suas soluções e tecnologias para o setor nas áreas industrial, de serviços, projetos, operação, manutenção etc. A Exponuclear se consagrou um sucesso na edição de 2015, com a participação de várias empresas brasileiras e estrangeiras. A parceria com a FGV Energia incentivará a participação de novas empresas no evento.

As empresas interessadas em participar do SIEN 2016 e da Exponuclear como patrocinadoras ou trazendo suas tecnologias para a mesa de debates, já podem entrar em contato com a FGV Energia - e-mail simone.lecques@fgv.br - telefone: (55 21) 3799-6100.

As inscrições para os eventos também já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (5521) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes têm 50% de desconto na inscrição. | www.sienbrasil.com.br | www.facebook.com/sieneexpo.