No Informe de Óleo & Gás e Biocombustíveis de setembro de 2025, destacamos a aprovação da licença ambiental à Petrobras para perfurar um poço na Bacia Foz do Amazonas, concedida em 30 de outubro. A licença concedida pelo Ibama sucedeu a Avaliação Pré-Operacional, cujo simulado foi realizado pela Petrobras em agosto e aprovado pelo órgão ambiental no mês seguinte após ajustes da estatal em seu plano de comunicação e medidas de atendimento à fauna da região.

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil atingiu 5,084 milhões de boe/d em agosto, mantendo o patamar recorde acima dos 5 milhões alcançado em julho. O destaque do mês foi o Campo de Búzios, que se tornou o maior produtor do país pela primeira vez, com 821,88 mil bpd (FPSO Almirante Tamandaré), superando Tupi. No gás natural, a reinjeção atingiu recorde histórico de 97,05 MMm³/d, equivalente a 51,4% da produção. No âmbito regulatório, o CNPE deve deliberar sobre a inclusão de três blocos da Bacia de Campos no regime de partilha, e entrou em vigor a nova metodologia da ANP para cálculo do preço de referência do petróleo.

No mercado internacional, as projeções da oferta global de petróleo no biênio 2025-2026, da IEA, registraram novas perspectivas de crescimento, de 3 MMbbl/d para 2025, impulsionado pelos Estados Unidos, Brasil e Canadá. No mercado de gás, Shell e YPF estudam lançar FEED para projeto de GNL na Argentina, que utilizará gás do Campo de Vaca Muerta, a partir de dezembro de 2025.

No tocante aos biocombustíveis, a Indonésia considera adotar mistura de biodiesel B45 antes do B50, em 2026, devido às limitações técnicas e econômicas, equilibrando aumento do consumo interno, redução de importações e impactos fiscais e ambientais do biocombustível. No mercado nacional, o consumo de biodiesel atingiu 897 milhões de litros em agosto, representando um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2024. O movimento de alta no consumo ocorre em paralelo à valorização de 7% no preço da soja na variação anual, atingindo US$ 25,80.

Boa leitura!

Veja também: