No Informe de Óleo & Gás e Biocombustíveis de dezembro de 2025, destacamos a oferta global de petróleo pode superar 108 milhões de barris por dia em 2026. As principais instituições internacionais de energia demonstram uma crescente recuperação do mercado global de petróleo, desde o início da pandemia de COVID-19, sobretudo no biênio 2024-2025. Nesse período, o crescimento da oferta foi impulsionado por novos projetos upstream por parte de países não-OPEP, sobretudo no continente americano, além de retomada de investimentos em shale na Argentina e nos Estados Unidos, e gradual retomada de novos volumes de produção por parte dos países da OPEP.

Em 2026, a produção global de petróleo deverá seguir em ritmo de crescimento, com previsão de crescimento anual de 2,5 MMbbl/d que culminará em 108,7 MMbbl/d ofertados ao mercado. Ao longo do ano, as tendências esperadas incluem: i. Crescimento mais conservador da demanda; ii. Liderança do continente americano na expansão da oferta global; iii. Expansão de projetos de E&P por parte dos Estados Unidos e gradual incremento da oferta OPEP; iv. Tendência de baixa nos preços de petróleo; e iv. Intensificação de disputas geopolíticas.

No que tange aos preços spot de Brent e WTI, estimativas da EIA apontam uma continuidade na tendência de queda dos preços no biênio 2026-2027, mesmo em um contexto de acirramento das tensões geopolíticas na América do Sul, Europa e Oriente Médio. A contração se deve, em grande parte, pelo contexto de sobreoferta de petróleo e contração da demanda, que refletem no aumento dos estoques e contribuem para empurrar os preços abaixo dos US$ 60/barril.

Boa leitura!

Veja também: