No Informe de Óleo & Gás e Biocombustíveis de novembro de 2025, destacamos a aprovação pelo Colegiado da ANP sobre o Novo Plano de Ação para Revisão Tarifária do Transporte de Gás Natural. A decisão da agência reguladora busca reforçar o rigor regulatório e evitar a incorporação antecipada de projetos ainda não validados à base de ativos remunerada pelas tarifas. Ao aprovar o novo plano de ação, a agência sinaliza a adoção de uma abordagem gradual na incorporação de novos investimentos às tarifas de transporte, privilegiando projetos já autorizados e postergando a análise dos demais.

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil atingiu novo recorde em outubro, com 5,255 milhões de boed/d. Nesse período, o petróleo respondeu por 4,03 milhões de bbl/d, enquanto a produção de gás natural alcançou 194,8 milhões de m³/d, com forte concentração no Pré-sal, que manteve participação superior a 80% do total produzido e elevado nível de aproveitamento do gás.

No campo regulatório, o período foi marcado por decisões que expuseram entraves estruturais à expansão do setor, incluindo falhas de governança na liberação de áreas exploratórias, disputas sobre a metodologia de royalties e mudanças relevantes no rito da revisão tarifária do transporte de gás.

No mercado internacional, o balanço entre oferta e demanda global de petróleo indica um forte crescimento na produção, que ultrapassa o consumo nos últimos meses de 2025. Com efeito, para 2026, espera-se um ritmo de crescimento similar da produção e do consumo, pressionando a continuidade da sobreoferta e incremento de estoques ao longo do próximo ano, que podem . ultrapassar 2 MMbbl/d.

No tocante aos biocombustíveis, o estoque de CBIOs encerrou novembro em cerca de 30,73 milhões de títulos, , concentrados majoritariamente entre emissores primários e distribuidoras de combustíveis. Entre janeiro e novembro, a aposentadoria alcançou 24,99 milhões de CBIOs, o equivalente a 50,6% da meta anual da ANP. Considerando créditos em circulação, aposentados no ano e retirados antecipadamente, o volume totaliza 55,9 milhões de CBIOs, suficiente para superar em 13% a meta vigente

Boa leitura!

Veja também: