RÚSSIA SE TORNA O PRINCIPAL FORNECEDOR DE ÓLEO DIESEL PARA O BRASIL EM 2023, O QUE DEVE SE MANTER NESTE ANO...

A participação das importações de óleo diesel russo pelo Brasil aumentou em 49 pontos percentuais, devido ao aumento de remessas do produto com destino ao Brasil a partir do 2º semestre de 2023, totalizando 608,3 mil bbl/d. A mudança na carteira de fornecedores de diesel para o Brasil fez com que a Rússia ultrapassasse os Estados Unidos como principal origem do diesel importado em 2023.

A oferta global de petróleo em 2024 foi estimada em 103,5 MMbbl/d. Em 2023, a produção de petróleo dos treze países-membros da OPEP registrou, em média, 25,757 MMbbl/d, o que representa uma contração de 3,1 MMbbl/d. A demanda global de petróleo prevista para 2024 foi revisada para 103,3 MMbbl/d, enquanto a OPEP atualizou sua projeção para 104,36 MMbbl/d.

No contexto nacional, a produção de petróleo atingiu média de 3,4 MMbbl/d em 2023, superior em 13% à produção do ano anterior. A produção esperada para 2024, estimada em 3,5 MMbbl/d, apresenta uma desaceleração no crescimento, em virtude do adiamento do início da produção para 2025 dos FPSO’s Almirante Tamandaré (Búzios) e Maria Quitéria (Parque das Baleias), além do adiamento do início da produção do Campo de Bacalhau.

A média da produção nacional de gás natural em 2023 foi de 149,80 MMm³/d, volume 9% maior em relação a 2022. Para 2024, a ANP projeta uma produção de 161,52 MMm³/d. No início de 2024 passou a vigorar o contrato entre a Equinor e a Petrobras para utilização do Sistema Integrado de Escoamento da Bacia de Campos até a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas. Além do acesso de terceiros à infraestrutura, a abertura do mercado de gás tem avançado com novos supridores privados às companhias de distribuição, pois, em 2024, novos agentes ofertantes como Shell e o GNL pelos terminais da Compass, em São Paulo, e da New Fortress, em Santa Catarina, atenderão as distribuidoras de gás na região Centro-Sul.

Na seção Transição Energética, o Brasil avançou em propostas e projetos ligados à descarbonização do transporte marítimo e sua infraestrutura logística. Nesse cenário, diversos agentes têm buscado avançar na implementação de inciativas voltadas à descarbonização e soluções de baixo carbono no modal, com destaque aos debates iniciados sobre a criação de uma "Aliança para a Descarbonização dos portos brasileiros" e o BNDES Azul.

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