Lançamento do Caderno FGV Energia Discute Geopolítica de Baixo Carbono e Transição Energética no Brasil

Nesta segunda-feira (05), ocorreu o lançamento do "Caderno FGV Energia de Geopolítica da Energia de Baixo Carbono e seus Impactos para a Transição Energética do Brasil". Na ocasião, estiveram presentes autoridades e os principais representantes do setor de energia no Brasil. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da FGV, Carlos Simonsen Leal, e do Almirante Gustavo Garriga, diretor da Escola de Guerra Naval, que contextualizou a importância da Amazônia Azul e da proteção das rotas marítimas.

Na sequência, a pesquisadora da FGV Energia, Luiza Guitarrari, apresentou os principais objetivos e temas abordados no Caderno, destacando os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa.

Durante o 1º Painel Técnico, intitulado "Novas Dinâmicas na Geopolítica de Baixo Carbono", o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Henrique de Saboia, o presidente do IBP, Roberto Furian ARDENGHY, e a Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, Luciana Costa, discutiram tópicos como a geopolítica e a regulação da transição energética, a geopolítica do petróleo no século XXI e o financiamento climático.

No 2º Painel Técnico, os palestrantes Leonardo Mattos, coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval, a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, e a pesquisadora do Labmundo e professora, Doutora Renata Albuquerque Ribeiro, discutiram temas relevantes e atuais como as disputas hegemônicas e o papel do Brasil, geopolítica e transição energética no Brasil e transição energética justa.

A FGV Energia agradece a participação de todos que prestigiaram o evento. Por meio dos nossos eventos e estudos, reiteramos o nosso compromisso com a disseminação do conhecimento.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gifXK0X8YpA