FGV se credencia na ANP para desenvolvimento de projetos de P&D
No último dia 02 de março, o Diário Oficial da União publicou o credenciamento da FGV junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com recursos oriundos da cláusula de investimento em PD&I - parte integrante dos contratos firmados para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.
“O credenciamento é o reconhecimento formal de que a Fundação atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas de relevante interesse para o setor, e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para o desempenho dessas mesmas atividades”, explica o coordenador de P&D, eng. Felipe Gonçalves, complementando que, com isso, a FGV se torna apta a receber recursos provenientes da cláusula de investimento em PD&I.
Apesar de tais recursos serem prioritariamente investidos no desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos necessários ao avanço da indústria petrolífera no Brasil, a Resolução ANP Nº 47/2012 incluiu, na relação de temas de pesquisa relevantes, a análise de aspectos jurídicos, econômicos e da regulação da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Segundo dados da ANP, estes recursos somaram, aproximadamente, R$ 9 bilhões nos últimos 10 anos e com expectativa de alcançarem R$ 2 bilhões anuais até 2020.
Os pesquisadores da FGV interessados em apresentar projetos devem procurar a FGV Energia - Centro de Estudos em Energia da FGV, unidade responsável pelo credenciamento, no por e-mail ou telefone (21) 3799-6100.