Bernardo Gradin participa de evento da FGV Energia

O presidente da GranBio falou sobre o potencial do Etanol Celulósico no Brasil

No Energia em Foco ocorrido no dia 28 de setembro, Bernardo Gradin falou sobre a realidade atual e perspectivas do etanol celulósico, baseado em sua visão e experiências como pioneiro produtor brasileiro do chamado etanol de segunda geração. Dentre os assuntos abordados, Gradin comentou o potencial do etanol celulósico e as vantagens competitivas para sua produção no Brasil, as políticas internacionais de incentivo ao seu desenvolvimento (carbon pricing) e as experiências da GranBio com a planta Bioflex, seus desafios, planejamento, erros, acertos e lições aprendidas.

Exemplificando o potencial do etanol celulósico, Bernardo mostrou que se fossem usados 100 milhões de hectares de pastagens para o cultivo de cana energia voltada para a produção conjunta de etanol de primeira e de segunda geração, o Brasil produziria etanol suficiente para substituir toda a gasolina consumida no mundo.

A FGV Energia promove, desde 2014, a série de palestras “Energia em Foco”, com profissionais da alta gestão do setor energético. O objetivo é debater os desafios políticos, econômicos e tecnológicos para o seu desenvolvimento no Brasil.