FGV Energia lança a publicação Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil

O caderno traz questões de ordem regulatória, econômica e de mercado e os resultados alcançados nas pesquisas permitem uma análise do desempenho de políticas públicas.

O Caderno de Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil é uma publicação da FGV Energia em parceria com a FGV Projetos que traz a análise do desempenho de políticas públicas, a disseminação do conhecimento por meio de estatísticas tecnicamente embasadas e uma melhor avaliação das alternativas para o setor. A produção ainda destaca pontos como Fundamentos de Política Industrial, estudos de casos, métricas da indústria e Política Industrial no Setor de Óleo & Gás no Brasil.

Os autores da edição são Eduardo Santiago Rossetti, Felipe Gonçalves, Fernanda Delgado, João Augusto Pereira Batista, Júlia Febraro França Gomes da Silva, Magda Maria de Regina Chambriard, Maria Alice de Gusmão Veloso, Mauricio Canêdo Pinheiro e Pedro Henrique Gonçalves Neves.

O lançamento ocorreu no dia 24 de abril, na sede da Fundação Getúlio Vargas, e mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento. Realizaram a abertura o Professor Carlos Ivan, Presidente da FGV, Carlos Otavio Quintella, Diretor Executivo da FGV Energia e Cesar Cunha Campos, Diretor Executivo da FGV Projetos.

Felipe Gonçalves, Superintendente das Pesquisas da FGV Energia, e Maria Alice Gusmão, da FGV Projetos, fizeram a apresentação do trabalho. Logo após ocorreu uma mesa de discussão com dra. Magda Chambriard (FGV Energia) como moderadora. Os convidados da discussão foram David Zylbersztajn (DZ Negócios com Energia), Telmo Ghiorzi (ABESPETRO), Alfredo Renault (PUC-Rio), Joelson Falcão Mendes (Petrobras), Andre Pompeo (BNDES), João Vicente (MME) e Carlos Leonardo Teófilo Durans (MDIC).

A FGV Energia entende que a disseminação do conhecimento e o planejamento de longo prazo são imperativos para o progresso técnico-científico, os ganhos de competitividade e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Nesse sentido, espera-se que esse estudo seja uma considerável contribuição não só para o desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás, mas também para o aprimoramento da Administração Pública e de suas ferramentas de estímulo à economia.