FGV Energia realiza debate de lançamento do Caderno de Recursos Energéticos Distribuídos
A FGV Energia realiza na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, no edifício sede da FGV, no Rio de Janeiro, o debate de lançamento do Caderno de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs), com o objetivo de promover a discussão sobre esses recursos e como sua inserção pode alterar o mercado de energia elétrica brasileiro.
A motivação para estudo dos REDs advém de acontecimentos recentes nos cenários nacional e internacional. No Brasil, o Setor Elétrico Brasileiro (SEB) passa por um período de aprofundamento da discussão sobre o trade off entre preocupação ambiental e segurança energética. Com a redução da capacidade de regularização dos reservatórios e consequente despacho quase contínuo das termelétricas desde 2012, a busca por soluções energéticas capazes de diversificar a matriz brasileira de maneira segura e limpa se tornou um desafio primordial no âmbito das políticas energéticas nacionais.
No cenário mundial, a assinatura do Acordo de Paris na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), em dezembro de 2015, fortalece a necessidade da maior discussão no Brasil sobre fontes energéticas mais limpas. Além disso, a crescente mudança no comportamento dos consumidores de eletricidade em outros países sinaliza para uma nova tendência mundial na demanda por energia, que, cedo ou tarde, vai chegar ao Brasil. O consumidor, que antes era um agente passivo no modelo do setor elétrico, vem mostrando um comportamento cada vez mais ativo na maneira como ele demanda sua energia e em relação aos serviços que ele pode extrair do seu consumo de eletricidade. As evoluções tecnológicas, principalmente no lado da demanda, têm um papel importante nessa mudança de comportamento do consumidor.
Essas tendências mundiais e nacionais, além das peculiaridades do SEB – geração predominantemente hidrelétrica e de grande porte, operação centralizada e sistema integrado de transmissão em praticamente todo o país – apontam para a importância da inclusão mais efetiva no planejamento de outros recursos energéticos disponíveis. Dentre esses recursos, destacam-se os REDs.
O evento está dividido em três painéis, que irão debater os aspectos econômicos e regulatórios para inserção dos REDs na matriz elétrica; além das tecnologias, financiamento e incentivos para seu desenvolvimento. Os interessados em participar do lançamento devem se inscrever pelo site.